Brunello di Montalcino Poggio Nardone 2007 – Vinhão!

O italiano Poggio Nardone Brunello di Montalcino 2007 é um vinhaço bem reconhecido e valorizado. Ele é elaborado 100% com a uva Sangiovese e, especialmente, essa colheita recebeu elogios notáveis de muitos especialistas de várias partes do mundo.

Poggio Nardoni Brunello di Montalcino 2007

A cor do vinho com seus toques mais alaranjados nas bordas já denuncia os seus quase 17 anos de idade. No aroma ele é bem complexo misturando frutas maduras (cereja, mirtilo, ameixa, morango etc) com temperos (cardamomo e pimenta branca), couro, chá e toques de terra. Detalhe importante: as notas de couro e a pimenta podem ser confundidas com o aroma de brett, mas no meu entendimento, esses aromas estão muito bem conectados com as notas de fruta, não sendo, portanto, um defeito, mas sim típicos aromas terciários. Os taninos estão bem macios também, excelente acidez e o final prolongado. Esse vinho passou no mínimo quatro anos amadurecendo antes de ser disponibilizado, incluindo ao menos dois anos em barris de carvalho.

Brunello de Montalcino Poggio Nardonne 2007
Brunello de Montalcino Poggio Nardonne 2007

É produzido pela Poggio Nardone, que foi fundada em 1996, considerada relativamente nova se comparada a outras na área de Montalcino, mas que se destacou rapidamente na fabricação de vinhos Brunello di Montalcino de primeira linha. A vinícola está Situada nas colinas que circundam Montalcino, uma localização ideal que favorece o desenvolvimento ótimo das uvas Sangiovese e resulta em vinhos de grande riqueza, complexidade e capacidade de envelhecimento.

A Poggio Nardone pratica uma metodologia de produção que mescla práticas tradicionais e métodos contemporâneos, buscando aproveitar ao máximo as características das uvas e do terroir exclusivo de Montalcino.

Preço médio – US$70

 

Leia também – Degustação às cegas Pinots Sozo Vinhos

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do Rio Grande do Sul será o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…

Restaurante de chefs famosos em São Paulo usa tecnologia para evitar quebras de estoque e até gerir abertura de garrafas de vinhos

A eficiência na gestão de estoque é um componente crucial para o sucesso de bares,…

Bla’s Cozinha de Culturas lança novo menu executivo

O restaurante Bla’s Cozinha de Culturas, situado na 406 Norte, está lançando seu novo menu…