ChatGPT cria vinho “The End” IGP Pays d’Oc

O primeiro vinho criado pela inteligência artificial do ChatGPT é o francês IGP Pays d’Oc cuvée “The End” de Aubert & Mathieu, jovens produtores da região francesa de Languedoc. Até o momento, apenas 600 garrafas foram produzidas.

O “The End” é o resultado da interação entre Anthony Aubert e Jean-Charles Mathieu com o ChatGPT, a famosa (e temida) inteligência artificial disponibilizada na web pela OpenAI .

O software, já conhecido por sua capacidade de conversar e criar conteúdo, estendeu assim suas habilidades ao mundo do vinho . O programa informático seguiu as indicações enológicas dos dois produtores. Desta forma, as uvas de qualidade das vinhas Grenache Noir , presentes em 60%, e Syrah , em 40%, foram “cuidadosamente selecionadas”, dando vida a um vinho orgânico. A técnica de vinificação, o estilo da garrafa e o preço também foram sugeridos pela Inteligência Artificial.

A edição limitada, ao custo de 29,90 euros por garrafa, está disponível no site da empresa . O preço também é o único ponto em que o homem e a máquina não chegaram a um acordo. Segundo o computador, o custo do vinho poderá mesmo ficar entre os 50 e os 100 euros .

“Nosso objetivo é destacar o potencial infinito da IA ​​no setor vitivinícola, demonstrando suas limitações e questões sociais”, disse Aubert & Mathieu . “Estamos convencidos de que a máquina nunca substituirá o homem mas que pode ser um vetor de criação”, acrescentaram os dois produtores .

A empresa também mostrou como aconteceu a colaboração com a inteligência artificial por meio de um post . Os enólogos explicaram ao software seu desejo de criar um vinho orgânico de alta qualidade com certas características. Em seguida, forneceram ao programa indicações precisas para sua implementação.

Nesse ponto, o Chat Gpt formulou uma resposta, elaborando uma estratégia completa. Indicou as uvas e vinhas a utilizar, as proporções a respeitar, o processo de vinificação, a comercialização e até o posicionamento no mercado. O resultado de todo o projeto é um elegante frasco com rótulo totalmente branco, com “ The End ” escrito em um canto.

Felizmente, o trabalho da IA ​​mostrou algumas deficiências. Ele escreveu um comunicado de imprensa com erros de digitação, cometeu alguns erros nas menções no contrarrótulo e não deu nenhuma dica útil para o aspecto estético deste último.

Fonte – igrandivini.com

Fotos – https://www.instagram.com/aubertetmathieu/

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…