
“Clos du Val” é uma importante vinícola situada na pequena e nobre Stags Leap – uma das 16 áreas vinícolas (AVA) do Napa. A região de clima moderado e solos vulcânicos e argilosos é reconhecida mundialmente pela produção de grandes Cabernets Sauvignons.

O nome desta vinícola criada em 1972 quer dizer literalmente “pequeno vinhedo em um pequeno vale”. Embora a denominação permaneça até hoje, a vinícola já não é mais tão pequena assim… Afinal, a Clos du Val possui hoje vários outros vinhedos espalhados em 347 acres distribuídos entre as AVAs de Stags Leap, Carneros e Yontville.

Em visita ao Napa Valley, tive a oportunidade de participar de um tour e uma degustação vip na Clos du Val. Eu já havia provado alguns vinhos da vinícola no Brasil e gostado muito (relembre aqui) e amei ter tido a oportunidade de conhecer de perto o local, sua história e, claro, seus vinhos.
Visita à Clos du Val
A minha visita foi guiada pela simpática Rosie Mc Gee (foto). Ao lado dela conheci os vinhedos e também toda a parte de vinificação e maturação dos vinhos.

História da vinícola
Nas mesinhas instaladas dentro da sala de vinificação (um luxo por sinal!) e enquanto saboreávamos um delicioso Chardonnay Clos du Val 2013 de Carneros, a Rose me contou com detalhes algumas importantes histórias sobre a vinícola. A primeira foi sobre seu surgimento: “Em 1972 o empresário norte-americano John Goelet, descendente de uma importante família vitivinícola de Bordeaux, incumbiu o enólogo francês Bernard Portet de encontrar um novo local para produzir vinhos de qualidade excepcional. Depois de dois anos, e após visitar cinco continentes e diversas regiões, Portet desembarcou no Napa Valley, e identificou no até desconhecido distrito de Stags Leap o espaço propício para realizar o sonho de Goelet.”

Outra história importante aconteceu em 1976, quando ainda no início de suas atividades, o vinho da primeira safra de Cabernet Sauvignon da vinícola foi um dos poucos selecionados para participar do lendário Julgamento de Paris (leia mais aqui). Naquela época o vinho ficou em sexto lugar. Essa mesma safra, ficou em primeiro lugar em uma revanche dez anos depois e acabou provando a excelente capacidade de envelhecimento dos vinhos, não só da vinícola como de Stags Leap.

Degustação dos vinhos Clos du Val
Após o tour, e numa degustação especial, organizada em parceria com a Smart Buy (importadora dos vinhos da Clos du Val no Brasil) tive oportunidade de degustar sete maravilhosos vinhos da vinícola acompanhada pelas explicações técnicas da Rose. Experiência sen-sa-cio-nal e inesquecível pela qualidade de TODOS os vinhos degustados, cujos destaques são a elegância e a persistência dos sabores. Características notadas tanto nos vinhos de regiões mais frias, como os de vinhedos de Carneros, como nos de região moderadamente quente, de vinhedos de Yontville e Stags Leap.


Destaque
Realmente, quando o assunto é Cabernet Sauvignon, não há do que duvidar: a Clos du Val realmente se supera. Degustei um da região do Napa, que pode ser elaborado com uvas de toda a região, e outro de Stags Leap, com uvas apenas dessa área. Amei os dois!
Cabernet Sauvignon Napa Valley 2012 – De cor púrpura intensa e com aromas de frutas negras, chocolate e couro. Na boca aparecem também pimenta e notas de tostado. Final longo e bem persistente. O estágio de 18 meses em barricas francesas foi útil para torná-lo mais complexo e especial. Nada de exageros. Vinho elegante.
Clos du Val Stags Leap District – De cor mais intensa e marcante, esse Cabernet tem aromas que evocam frutas negras e toques terrosos. Também é extremamente complexo e balanceado. Estagiou 24 meses em barricas francesas. Seus taninos são muito aveludados. Vinho para ser consumido até 2020 sem problemas.
Visitas e degustações
Quem quiser conhecer a Clos du Val, não precisa agendar a visita, pois a vinícola está aberta todos os dias de 10h às 17h e oferece degustações que variam de US$15 a US$75.
Ah! o local conta também com área especial para piqueniques. Essas áreas devem ser reservadas com antecedência. Mais informações no site.
Dica – Se você tiver interessado em conhecer algum dos vinhos da Stags Leap, você entrar no site da Smartbuy, a importadora desses vinhos no Brasil.

Mais fotos do passeio: acesse aqui.