A ProWein – a mais importante feira de negócios do vinho do mundo – foi adiada por conta do surto do coronavírus. O evento estava previsto para acontecer entre 15 e 19 de março na cidade de Düsseldorf, na Alemanha. A nova data ainda não foi informada.
Em princípio, os organizadores tinham em mente realizar um plano de contingência que incluía desde a lavagem de taças com temperatura a mais de 100ºC até o uso de cuspideiras individuais pelos visitantes. No entanto, com o surgimento de novos casos do vírus na Alemanha foi decidido junto ao governo local adiar o evento para minimizar os riscos de contágio.
A ProWein é o segundo evento que a Messe Düsseldorf Group decide adiar diante da propagação do coronavírus. A terceira edição de ProWine Asia, prevista para acontecer entre 31 de março e 3 de abril, em Cingapura, também teve sua data alterada logo que as primeiras notícias do coronavírus chegaram ao continente. A ProWine Shanghai (China) e a ProWine São Paulo (Brasil), que acontecem no segundo semestre deste ano, ainda permancem confirmadas.
Segundo informações do neofeed, em toda a Ásia, e principalmente na China, os efeitos do coronavírus tem sido desastrosos também para o mundo do vinho. “Com a quarentena, os chineses reduziram drasticamente a compra de bebida, assim como o seu consumo em bares e restaurantes. Até a opção de vendas online ficou comprometida, já que não há entregadores para atender todas as encomendas”, informou a reportagem do site.
As compras chinesas de alimentos chilenos também caíram de 50% a 60% desde o início do surto de coronavírus, de acordo com a agência governamental de promoção de exportações ProChile. Cerejas, vinho e frutos do mar estão entre os itens mais afetados. Cerca de 30% de todas as exportações chilenas são destinadas à China.
Outros eventos adiados
A Vinitaly, feira de vinhos e espirituosos que aconteceria em Verona, na Itália, no período de 19 a 22 de abril também foi adicionada a todos os outros eventos que foram adiados por alguns meses devido à emergência do coronavírus, .
Além disso, a festa de lançamento da edição do Guia Descorchados 2020 também foi cancelada devido ao surto do coronavirus. De acordo com a organização, o evento que aconteceria em São Paulo no dia 31 de março, acontecerá agora em 11 de agosto. Não foi anunciada nova data para o lançamento no Rio de janeiro.
Transmissão de Coronavírus por vinho italiano
Nos últimos dias, também circulou na internet uma notícia de que os vinhos italianos estariam transmitindo o coronavirus. O site boatos.org desmentiu o fato alegando que a única relação da bebida com o vírus está na queda de vendas do produto e no cancelamento de eventos. Ou seja, a história é mais uma piada de gosto duvidoso que circula na internet num momento de apreensão mundial.
Medidas preventivas de acordo com orientações da OMS
· Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%;
· Mantenha pelo menos 1 metro de distância de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando;
· Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
· Cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descartar o lenço usado imediatamente);
· Ficar em casa se não se sentir bem. Em caso de febre, tosse e dificuldade em respirar, procurar atendimento médico;
· Evitar hospitais e cancelar as cirurgias eletivas;
· Evitar viagens para locais com foco da doença.