Os prejuízos com o terremoto ocorrido no Napa Valley, no último dia 25 de agosto, estão avaliados em um bilhão de dólares (algo em torno de 2,25 bilhões de reais). Segundo informou os principais jornais americanos, a colheita de 2012 não foi muito afetada, pois já se encontrava bem acondicionada e pronta para a distribuição. No entanto, a de 2013 sofreu os maiores prejuízos e os especialistas em marketing já estudam uma maneira de tirar proveito da tragédia fazendo garrafas exemplares do que sobrou.
Banho de vinho do Napa –
Da triste sorte californiana também surgiu um fenômeno viral criado por Rotten Robbie, Dj de Rádio, e Eric Oesterle, desenvolvedor de aplicativos. Os dois cinquentões, seguindo o sucesso do balde com água gelada para arrecadar fundos para a pesquisa sobre esclerose lateral amiotrófica, produziram um vídeo popular apelidado de “Desafio do balde de vinho do Napa”. Segundo eles, não estão desperdiçando água na escassez, mas os vinhos que foram prejudicados pelo terremoto. No vídeo, os dois abrem uma garrafa de vinho californiano, derramam a bebida em um balde e despejam sobre si mesmos aconselhando que as pessoas façam o mesmo.
Desperdício –
Não se trata de uma estratégia pensada, mas é simplesmente uma campanha na web que acaba de bombar nos Estados Unidos sob a hashtag #napaearthquakewinebucketchallenge. É um vídeo engraçado, mas, infelizmente, o desperdício de vinho é notório.
Confira o vídeo: