Dia dos Namorados e vinhos

O Dia dos Namorados é para comemorar o amor, e a ocasião merece um brinde especial. E nada mais perfeito para um encontro a dois do que degustar um bom vinho. Diego Soares, sommelier do Oba Hortifruti, garante que há rótulos para todas as situações. “O vinho é a escolha certa nessa ocasião tão especial”, afirma.

Diego destaca que os tintos são os preferidos para celebrar a data, mas várias opções combinam com cada momento. Brancos, rosés e tintos leves são ótimos para o fim de tarde, enquanto tintos de médio corpo são ideais para a noite.

“Os brancos são excelentes como aperitivos e também para acompanhar saladas, aves e peixes. Já os rosés, com sua coloração especial, são leves e combinam com peixes e frutos do mar, sejam crus ou cozidos”, recomenda o sommelier.

Com o clima de outono e romance, um fondue é perfeito para uma noite a dois. Diego ensina como escolher os vinhos para acompanhar o prato:

  • Brancos para queijos macios
  • Tinto para queijos mais duros ou defumados
  • Tinto leve para carnes magras
  • Tinto com mais corpo para carnes com mais marmoreio

Para o fondue de chocolate com frutas, a dica é servir um vinho do Porto ou um tinto seco de médio corpo, como Syrah ou Touriga Nacional.

Para harmonizar tanto com o fondue de queijo quanto com o de chocolate, Diego sugere o Ravasqueira Lagar. “É um vinho moderno, estagiado em barrica de carvalho americano. A elegância contrasta bem com as notas abaunilhadas e de mocha. Tem muita fruta vermelha e busca intensidade máxima em cada momento.”

A clássica combinação de queijo e vinho também é muito apreciada na noite dos namorados. Diego recomenda o Ravasqueira Syrah para acompanhar gouda e estepe. “De cor grená escura e densa, tem grande impacto e equilíbrio entre as notas de frutos pretos maduros, ameixa e figo, e notas de estágio em madeira.”

Para queijos meia cura e parmesão, Diego sugere o Ravasqueira Touriga Nacional. “De cor violeta escura e densa, tem um perfil nobre e intenso com notas de cedro e caruma. Na prova, é cheio, fresco e elegante, com taninos finos e um final cheio de frescura. Notas de ameixa e amoras não muito maduras.”

Para surpreender e deixar a noite ainda mais especial, nada como um vinho de presente. “Para os básicos, um Ravasqueira Reserva ou Rutini Reserva. Para quem quer inovar, Francesco Rutini Gran Reserva Malbec ou Cabernet Sauvignon”, recomenda Diego.

A Adega Oba oferece 350 rótulos, 250 deles exclusivos, e conta com 85% de importação própria. Além disso, dispõe de um especialista para orientar na escolha perfeita.

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, oferecendo um atendimento próximo que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é a escolha certa para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifruti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha. A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e no ranking IBEVAR-FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Leia também – Dia dos Namorados no Le Vin Bistrô

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vem ai o II Wine Jazz Piri

O 2º Wine Jazz Piri está chegando com a proposta de apresentar o Terroir do…

Masterclass marca comemoração do dia de Portugal

Uma Masterclass com excelentes rótulos portugueses marcou a primeira parte das comemoraçoes do dia de…

Evento com presença de Luis Pato em Brasília

Quem esteve em Brasília foi o renomado produtor da Bairrada, Luis Pato. O evento, promovido…

ProWine São Paulo 2024 será palco do lançamento mundial

O evento ProWine São Paulo, a maior e principal feira de vinhos e destilados das…