Sabe esses jantares harmonizados inesquecíveis? Pois é, o último realizado pela Domno Wines em Brasília com seus ícones italianos foi assim. O evento foi realizado em parceria com a Pires de Sá Vinhos no restaurante Trattoria da Rosario, na QI 17 do Lago Sul em Brasília. Ah! A Domno Wines Importadora é uma empresa que integra o grupo Famiglia Valduga.
Para recepcionar os convidados foi servido o espumante nacional Ponto Nero Icon (R$149), um verdadeiro ícone da Família Valduga feito 100% com a uva chardonnay do Vale dos Vinhedos e que passou 40 meses em contatos com as leveduras, com o propósito de extrair o máximo de estrutura e intensidade gustativa. Enfim, um espumante elegante e rico em nuances aromáticas com notas de abacaxi, pêssego e amêndoas e brioche. Bem saboroso e cremoso. Acompanhou também a Insalat dello Chef servida na ocasião.
Na sequência, para escoltar o gnocchi alla montavana foram servidos dois vinhos: o Barolo Albe Vajra ( 1.129,00) e o Montepulciano de Abruzzo Amaranta di Ulisse (329).
O Barolo Albe Vajra é uma homenagem aos viticultores pioneiros, que nas décadas de 1950 e 1960 perceberam o verdadeiro potencial da região. Este Barolo tem a peculiaridade de ter permanecido de 30 a 36 meses em barris de carvalho eslavo com capacidade de 4,5 a 7,5 mil litros. O vinho é repleto de frutas vermelhas e tem notas leves de rosas. Também é perceptível um pouco de cedro e charuto tanto no nariz como na boca. Seu tanino é marcante, mas ao mesmo tempo é domado para um Barolo de 2017. Com certeza, tem muito tempo pela frente ainda.
Montepulciano de Abruzzo Amaranta di Ulisse – De cor rubi intensa, esse vinho é opulento, potente e elegante ao mesmo tempo. Passou 12 meses em barricas de carvalho francês e americano e tem a fruta muita integrada com a madeira. Mistura frutas negras, flores e alcaçuz. Tem ótima estrutura e afinidade entre taninos e acidez.
O segundo prato foi um filleto palio de Siena que foi muito bem acompanhado por um delicioso Brunello di Montalcino Mastro Janni (1.379) e pelo amarone Monte del Frá Tenutta Lena di Mezzo (ainda sem valor divulgado).
Brunello di Montalcino Mastro Janni – provém de terras com forte tradição vitivinícola e com terroir único, onde o clima é influenciado pelo Monte Amiata, um velho vulcão extinto. O vinho é especial. Tem cor rubi e é bem estruturado. Possui uma boa carga tânica e é muito persistente. Sem dúvidas, um elegante e potente Sangiovese. Mostra frutas maduras, geleias, especiarias e deliciosas notas de chá. Esse vinho estagia 36 meses em tonéis de carvalho de 5400 litro.
Amarone Monte del Frá Tenutta Lena di Mezzo – Uma das grandes características do amarone é o seu teor alcoólico mais alto. Esse, no caso, tem 15%. É elaborado a partir de um corte de Corvina Veronese, Corvinone e Rondinella. Possui um rubi/granada profundo. No nariz, revela aromas de frutas negras maduras e marcadas notas de especiarias com toques de tabaco e chocolate.Possui ótimo corpo e seus taninos são finos. Vinho com potencial de envelhecimento de vinte anos ou mais.
Esses vinhos são novidades e estão disponíveis no site da Famiglia Valduga para a venda. Em breve, estarão também disponíveis em Brasília.
Leia também: Domno Wines realiza jantar harmonizado no Doma Rooftop