Dopff au Moulin Celebra 450 Anos de Tradição

Em 2024, a renomada vinícola francesa Dopff au Moulin comemora 450 anos de história e tradição na produção de vinhos de alta qualidade. Estabelecida na cidade medieval de Riquewihr, no coração da Alsácia, a família Dopff, de origem alemã, iniciou sua jornada vinícola em 1574, inicialmente produzindo vinhos para consumo próprio. Ao longo dos séculos, a família adquiriu muitos dos melhores vinhedos da região, tornando-se o maior domaine familiar da Alsácia.

A Dopff au Moulin é conhecida por desenvolver vinhos brancos excepcionais, caracterizados pela frescura, acidez equilibrada e estrutura perfeita, refletindo o extraordinário terroir alsaciano. Utilizando variedades de uvas como Sylvaner, Pinot Blanc, Muscat, Pinot Gris, Gewürztraminer e, especialmente, Riesling, a vinícola tem sido aclamada por críticos como produtora de alguns dos melhores vinhos da prestigiada denominação francesa. Entre seus destaques está o Riesling Schoenenbourg, um Grand Cru de alta reputação, fresco, seco, limpo, vivo e complexo.

A inovação também faz parte da história da Dopff au Moulin. A 10ª geração da família foi pioneira na criação do espumante Crémant da Alsácia, sendo a primeira a empregar o método champenoise na região com as variedades locais. A vinícola foi fundamental para o estabelecimento da AOC Crémant d’Alsace em 1974.

“Nosso lema é ter orgulho dos nossos próprios Crémants, vinhos e Grand Crus da Alsácia, do mais simples ao mais complexo”, afirma Etienne-Arnaud Dopff, representante da 13ª geração que comanda a vinícola ao lado de sua esposa, Marléne Dopff.

A Dopff au Moulin é representada no Brasil pela Mistral desde a fundação da importadora em 1973. Mais informações sobre o produtor e seus vinhos estão disponíveis no site www.mistral.com.br/produtor/dopff-au-moulin.

Para celebrar os 450 anos, a família Dopff anunciou o lançamento de um Cuvée de aniversário, o Bartholomé 2016, elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir, que deve chegar ao Brasil neste semestre.

As comemorações do aniversário começaram no início de junho, reunindo antigos importadores, incluindo a Mistral, jornalistas, chefs e personalidades do mundo do vinho em uma série de eventos festivos. As festividades iniciaram com um coquetel nas caves onde é produzido o Crémant d’Alsace, com convidados vestidos em trajes do início do século XX. Em seguida, os participantes visitaram o Grand Cru Schoenenbourg, onde foi inaugurada uma placa comemorativa, e retornaram aos jardins da vinícola para um jantar que apresentou safras antigas do Riesling Schoenenbourg, demonstrando a mineralidade, profundidade e longevidade dos grandes brancos da Alsácia.

Leia também – Ouro ! Brasileiro premiado mundialmente

 

4o

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vik Chile vence prêmio ‘South America’s Leading Wine Region Hotel’ pelo segundo ano consecutivo

O Vik Chile foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o renomado prêmio “South America’s…

Casa Chandon Garibaldi: O Refúgio dos Amantes de Espumantes

Localizada na pitoresca cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Casa Chandon é muito mais…

Em Brasília, Cooperativa Vinícola Garibaldi leva novidades à Expovitis

Brasília se prepara para receber um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas e profissionais da…

Prêmio Queijo Brasil

Em uma noite memorável em Blumenau (SC), ocorreu a entrega do Prêmio Queijo Brasil, um…