Enólogo da Argento Apresenta Vinhos no Brasil

Nesta semana, o renomado enólogo argentino Juan Pablo Murgia, responsável pelos vinhos da Bodega Argento, está no Brasil para uma série de eventos organizados pela importadora Domno Wines, do Grupo Famiglia Valduga. Com uma agenda de harmonizações em São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Brasília (DF), Murgia destaca seis vinhos do portfólio da Bodega Argento: Argento Single Block Organic Malbec, Argento Single Vineyard Finca Agrelo Malbec, Argento Estate Collection Malbec/Cabernet Franc, Argento Estate Reserve Cabernet Sauvignon, Argento Rosé e Argento Estate Bottled Pinot Grigio.

A Bodega Argento, a primeira produtora orgânica da Argentina, adota práticas sustentáveis em sua produção desde 2012, minimizando impactos ambientais. Seus vinhos são elaborados sem o uso de fertilizantes químicos, pesticidas, fungicidas ou herbicidas, e são desenvolvidos de maneira responsável do início ao fim. Entre as práticas utilizadas, destacam-se o uso de organismos subterrâneos e de superfície, priorização da qualidade da água e manutenção do solo ideal.

A Bodega Argento utiliza lotes de flores como a Achillea Filipendulina para evitar pesticidas e atrair insetos longe das vinhas. A vinícola também combate colônias de formigas utilizando mutualismo entre formigas e fungos, beneficiando o ecossistema. O solo é mantido em condições ótimas, e a irrigação é feita de forma eficiente, considerando a textura e a retenção de líquidos do solo.

Durante os eventos de harmonização, os participantes tiveram a oportunidade de degustar vinhos premiados como o Argento Single Block Organic Malbec, eleito o “Melhor Vinho Orgânico Argentino”, e o Argento Single Vineyard Finca Agrelo Malbec, considerado o “Melhor Malbec Orgânico do Mundo”. Este último recebeu 97 pontos no Decanter World Wine Awards 2020, além de altas pontuações de críticos renomados como James Suckling e Tim Atkin.

Em Brasília, a degustação ocorreu no Restaurante Lago, proporcionando uma imersão em sabores e aprendizados sobre vinhos orgânicos. Entre os destaques estavam o Argento Rosé, que harmonizou com burrata, pesto, parma e tomate cereja, e o Argento Single Block, que foi servido com filé mignon rôti e fettuccine ao creme de trufas negras. O sommelière Rafael Sá destacou a exclusividade e personalidade do Argento Single Block, produzido em parcelas únicas com menos de dez mil garrafas distribuídas mundialmente.

Juan Pablo Murgia, indicado entre os cinco melhores enólogos do mundo pela The Wine Enthusiast em 2023 e Jovem Enólogo do Ano pelo jornalista Tim Atkin em 2021, é um nome de destaque no mercado. Sua visita ao Brasil reforça a posição da Bodega Argento como referência em viticultura orgânica e seu compromisso com a sustentabilidade e a alta qualidade de seus vinhos.

Leia também – Linha Carmen Reserva Frida Kahlo

4o

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cursos ABS-DF 2025

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) acaba de abrir as matrículas para…

Don Romano celebra Dia do Queijo com promoções especiais

Em comemoração ao Dia do Queijo, celebrado em 20 de janeiro, o restaurante Don Romano…

Chez France celebra 13 anos com descontos e brindes exclusivos

A Chez France, importadora renomada no Brasil pela curadoria de vinhos franceses de alta qualidade,…

Crise do vinho tinto francês: mudanças de consumo e desafios climáticos

O vinho tinto, um dos símbolos culturais da França, enfrenta uma crise sem precedentes, apontada…