A Associação Brasileira de Enologia (ABE) deu início à eleição do “Enólogo do Ano de 2020”, que será conhecido em dezembro. Os associados podem votar pelo site www.enologia.org.br até o dia 20 de novembro.
Mesmo que à distância e sem aquele encontro de taças, a ABE não vai deixar de mobilizar seus associados para fazer este reconhecimento a quem aporta ao mundo do vinho conhecimento, sensibilidade e prazer. A homenagem vai além do profissional, reverenciando toda categoria. O nome do ano da Enologia brasileira deverá ser indicado levando em consideração sua formação em Enologia e Viticultura, trabalho em prol do profissional, estar exercendo a atividade e ter cinco anos de experiência no ramo, ter atuação setorial, promover a inovação tecnológica, ser associado a ABE no mínimo há três anos e estar em dia com a Tesouraria. Cabe destacar que o presidente atual e o da gestão anterior não podem concorrer.
Os três mais votados passam para a segunda etapa sendo pontuados pela sua vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento perante seus pares. Os mesmos serão avaliados numa terceira etapa por um comitê formado por todos os Enólogos do Ano, gerando uma nova pontuação. Por fim, carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade serão determinantes para a decisão final. O Enólogo do Ano 2020 será premiado com uma viagem para participar de um concurso internacional de vinhos.
Enólogo do Ano – Retrospectiva dos homenageados
2004 – Antônio Czarnobay
2005 – Gilberto Pedrucci
2006 – Firmino Splendor
2007 – Adriano Miolo
2008 – Ismar Pasini
2009 – Nauro José Morbini
2010 – Lucindo Copat
2011 – Daniel Dalla Valle
2012 – Dirceu Scottá
2013 – Juliano Daniel Perin
2014 – Delto Garibaldi
2015 – Christian Bernardi
2016 – Flávio Angelo Zílio
2017 – Carlos Abarzúa
2018 – Cedenir Fortunatti
2019 – Leandro Bianchi Santini