Vou aproveitar que hoje (22 de outubro) é o dia do enólogo para esclarecer uma confusão que muitas pessoas fazem ao misturar as atribuições do sommelier com a do enólogo. Para explicar de vez essa questão, lembre-se que enólogo é o profissional que trabalha nos vinhedos e na indústria de vinho, e não no restaurante. É ele o profissional que cuida da transformação da uva em vinho, supervisionando o processo até o engarrafamento. Nas vinhas ele analisa o solo, o método de irrigação, a escolha das mudas e até a técnica da poda e colheita. Na indústria, ele define as técnicas de vinificação, os cortes, o tempo de maturação e o momento certo de colocar o vinho no mercado. Para exercer a profissão no Brasil, um enólogo precisa ter certificação técnica ou diploma de nível superior. A Lei nº 11.476, de 29 de maio de 2007 regulamenta as profissões de enólogo e de técnico em enologia.
Sommelier
Já o sommelier é aquele profissional que executa serviços especializados de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados, enotecas e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas. Entre as atividades de um sommelier estão: a preparação e o serviço do vinho; o armazenamento do produto; e a elaboração da carta de vinhos de um restaurante. No Brasil, não é necessário diploma para atuar como sommelier. No entanto, existe uma lei que regulamenta a profissão no país: Lei n° 12.467, de 26 de agosto de 2011.
Para entender a diferença entre enólogo, sommelier e enófilo
Para não confundir um com o outro, guarde essa dica: “O trabalho de um sommelier começa quando termina o do enólogo.”
Por último, existe também o enófilo que é qualquer pessoa que aprecia vinhos, ou seja, se você está lendo este blog, com toda certeza, é um enófilo, assim como eu. De modo geral, todo enólogo e todo sommelier também são considerados enófilos. Mas, atenção, nem todo enófilo é um sommelier ou um enólogo, entendeu?
Para não confundir um enólogo com um enófilo, segue uma outra dica (que aprendi dia desses com o respeitado enólogo Adolfo Lona): “Enólogo é o indivíduo que perante o vinho toma decisões. Enófilo é o indivíduo que perante as decisões, toma vinho”. Ótimo, né?