A cultura da vinha e do vinho acompanham o Homem há milênios e ainda hoje esse tão nosso conhecido néctar dos deuses é capaz de maravilhar aqueles que com ele travam o primeiro contato. Hoje, porém, a nossa viagem ao mundo dos vinhos não vai assim tão longe no tempo-espaço, mas talvez tenhamos que retroagir uns bons 800 anos para sentirmos um pouco da história de uma peculiar zona de produção vinícola.
“Estamos a falar” de Portugal! Outrora território pertencente ao Império Romano, a então denominada Lusitania
Mas Portugal, como país tal como o conhecemos hoje, nasce no Norte. Nas terras do Minho. Lá no longínquo ano de 868 quando se formou o então o 1° Condado Portucalense…
E é justamente nessas terras do norte que nasce (ou renasce) uma nova forma de ver o mundo dos vinhos, uma nova forma que vem otimizar a ideia que temos das wines trips, ou seja, do enoturismo.
Portugal Vinhos Doc
A Portugal Vinhos Doc localiza-se em Braga, cidade um pouco acima de Porto, e por estar inserida geograficamente dentro da Região Demarcada dos Vinhos Verdes (que é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa), não poderia de ter no enoturismo um dos seus principais produtos turísticos. Principalmente, quando se trata de um enoturismo diferenciado.
Assim, idealizando e executando roteiros e passeios ligados à vinha e aos vinhos, essa empresa lusitana propõe diversas formas de se fazer um bom enoturismo.
Partindo da premissa de que para se comprar um bom vinho simplesmente basta irmos à um supermercado ou à uma delicatessen, a Portugal Vinhos Doc orientou os seus esforços na persecução de um enoturismo novo, de um enoturismo diferente, através de um estilo mais voltado ao slow travel, moldado sob uma forma a mais personalizada possível e tendo como essência o ir ao encontro dos produtores de bons vinhos das diversas regiões vinícolas de Portugal e também da Espanha.
Enoturismo em Portugal de forma personalizada
Para tornar real aquilo que pensaram em termos desse enoturismo mais personalizado, com ênfase no bem-estar dos clientes, conjugado com a busca de um maior conforto na viagem, bem como uma maior flexibilidade no ir e vir ao deslocar-se para visitar vinícolas, cidades e monumentos, a empresa utiliza veículos Mercedes-Benz com motorista (o que dá muito jeito para não nos preocuparmos com blitz, bafômetros, etc, etc), que comportam comodamente até seis adultos.
Assim, percorrendo o interior, os passeios buscam ir ao encontro de grandes e de pequenos produtores, para conhecer as suas vinícolas; falar com o enólogo que produz o vinho; ver a inteira gama das etiquetas produzidas (da mais simples até àquela premiada internacionalmente e de baixa produção), conhecer o terroir e o microclima que fazem com que aquela casta de uva autóctone produza aquele tipo de vinho único no mundo.
Roteiros Individuais ou em Grupos
Com isso, a Portugal Vinhos Doc desenvolveu três modalidades básicas de roteiros e passeios, que podem ser executados de forma individual ou em pequenos grupos:
One Day Wine Trip:
Passeios de um dia de duração, onde o cliente, que já se encontra hospedado de acordo com a sua livre escolha de hotel e às suas expensas na cidade “A” ou “B”, é levado por nós para conhecer e saborear os vinhos de uma região DOC “x” ou “y” (ou mesmo duas regiões DOC no mesmo dia, a depender da proximidade entre elas e a distância a ser percorrida a partir da cidade de saída do passeio – One Day Wine Trip “Frontiers”).
Wines in Portugal: The Amazing Stopover:
Pacote turístico com 3 Dias/2 Noites, que tendo como premissa principal a execução do passeio acima, acrescenta a logística (transfer + Hotel) de alojamento para duas pernoites na cidade do Porto. Esta modalidade é para nós o modelo ideal de conjugação de descanso em grandes viagens transatlânticas de/para a Europa e desfrute da boa enologia e gastronomia de Portugal.
Wines Road Trips:
Pacotes turísticos de maior duração, onde é possível conhecer diversas regiões vinícolas, tanto de Portugal, como de Portugal & Espanha. Com base nessas três modalidades básicas, criamos as seguintes categorias de produtos para o nosso modelo de enoturismo: Alvarinho (ou Albariño); Regiões DOC de Portugal/Regiões DOC de Portugal “Frontiers”; La Semaine des Quatre Vins; Vinhos Espumantes; O Fantástico Universo Ibérico; Portugal Fish & Wine.
Então? Para a sua próxima viagem porque não Portugal? Saiba mais em: Portugal Vinhos Doc; consulte nossas condições e preços e conte com nossa experiência! Você não vai se arrepender em conhecer um Portugal Sui Generes!!!
- Este texto é um publipost