Para um novato ou até mesmo um experiente em vinhos, a Roda de Aromas pode ser uma grande companheira durante o processo de exercício da memória olfativa, sobretudo quando esta ainda está se desenvolvendo. Esse instrumento é algo importante, na medida em que nos ajuda a usar o nariz para decifrar as características do vinho.
A roda reúne uma lista de conceitos que representam aromas perceptíveis em um vinho. Com o auxílio dela, podemos promover jogos entre amigos ou ainda desafiar a nós mesmos neste sentido tão complexo, que é o olfato. Porém, o grande objetivo desse instrumento é o de poder analisar com clareza um vinho, sem se ocupar com ideias muito subjetivas, como “elegante”, “intenso”, entre outros. Esta objetividade se dá porque esses aromas possuem referências naturais, que a maiorias das pessoas conseguem reconhecer. Os aromas do vinho podem ser classificados segundo sua origem, dividindo-os em 3 grandes grupos.
Grupos da Roda de Aromas
• Aromas Varietais: dependem das características do terroir, como solo e clima, para a sua expressão, e são compostos químicos aromáticos próprios de cada uva.
• Aromas Pré-Fermentativos: compostos aromáticos gerados desde o momento da colheita da uva até aquele anterior à sua fermentação alcoólica.
• Aromas Pós-Fermentativos e de Guarda: são produzidos durante o processo de amadurecimento e envelhecimento dos vinhos já dentro das barricas ou nas garrafas.
As nomenclaturas descritivas da Roda de Aromas se dividem em três níveis, desde os mais genéricos (frutado, floral…), passando por um nível mediano (ex: dentro dos frutados, há frutas tropicais, vermelhas, frutas secas etc.) até os conceitos mais específicos (ex: encontramos limão e laranja dentro de frutas cítricas).
Como forma de proporcionar um conforto visual maior, a Roda de Aromas é estruturada em categorias identificadas por cores. Cada uma delas se divide em subcategorias, com o intuito de que possamos encontrar a nuance olfativa correta da forma mais específica. Existem atualmente inúmeros formatos de Rodas de Aromas, classificados por cores, tamanhos, tipos de vinhos, castas de uvas etc. mas vale ressaltar que A Roda de Aromas foi desenvolvida pela química americana Ann C. Especialista em análise sensorial e enologia. Ela foi a primeira mulher a ser contratada em 1974 na faculdade do Departamento de Viticultura e Enologia da Universidade de Davis na Califórnia.
Leia: Vinícola Góes se destaca em Concurso de vinhos