Criado por Albuquerque Mendes, o rótulo do Esporão Reserva Tinto 2016 ilustra “uma história de amor e de memória”.
O Esporão Reserva foi o primeiro vinho produzido pelo Esporão em 1985. Vinho clássico, obtido unicamente a partir de uvas da Herdade do Esporão, mostra a consistência e o caráter rico e típico dos melhores vinhos do Alentejo.
O Esporão Reserva Tinto 2016 é um clássico, rico e encorpado, com cor intensa, aromas de frutos silvestres e cacau fresco, leve toque de especiarias, final longo e persistente. Traz ao paladar seus sabores marcantes, somados a intensidade e estrutura acentuadas. Rostos, uvas e videiras em aquarela fazem jus ao que se encontra dentro da garrafa.
Desde 1985 a vinícola, colheita após colheita, une os dois universos, convidando artistas com os mais diferentes estilos para criarem os rótulos do Reserva Tinto. O novo rótulo marca os quase 35 anos de ligação entre vinho e arte promovida pela Herdade do Esporão. Neste meio tempo, já estamparam os rótulos Esporão os traços de 31 artistas portugueses, 2 angolanos e do brasileiro Rubens Gerchman no Garrafeira 99.
Durante o processo criativo de Albuquerque Mendes para o Reserva Tinto 2016 – que pode ser conferido no especial história de um rótulo -, sua experiência pessoal no mundo dos vinhos teve crucial importância, pois seu pai vinificava uvas que amigos lhe entregavam e criava seus próprios rótulos à mão. Sendo assim, decidiu que o rótulo dessa nova colheita fosse tão vivo como é o próprio vinho.
Sobre o Esporão
Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, o Esporão é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal. Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.
Sobre a Qualimpor:
Foi fundada em 1995 pelo português João Roquette para importar e distribuir os vinhos e azeites da Herdade do Esporão, propriedade de seu irmão José Roquette, localizada na região do Alentejo (Portugal). A empresa também representa as vinícolas Quinta do Crasto e Quinta dos Murças, ambas na região do Douro (Portugal) e também da família Roquette. Desde 2013 comercializa os vinhos da Taylor´s, maior produtora de vinhos do Porto do mundo. Em 2015, incorporou em seu portfólio os vinhos brancos da Quinta do Ameal, localizada no Vale do Lima, no norte de Portugal e em 2018 os vinhos da vinícola Argentina Kaiken, da região de Mendoza.