Vinho, diversão e muita cultura. É o que promete a Festa da Uva em Jundiaí, no interior de São Paulo, que está em sua 32ª edição. Este ano o grande destaque vão ser as telas pintadas com os próprios vinhos produzidos na cidade. Veja o post. O tema foi destaque no O Globo e em diversos jornais importantes do país:
Dez artistas de Jundiaí estão produzindo 25 obras pintadas com vinho feito por adegas da própria cidade e usando técnicas como aquecimento do líquido e diluição do formato tinto com a variedade branca e durante a 32ª edição da Festa da Uva, que será realizada nos meses de janeiro e fevereiro na cidade, os visitantes poderão conferir todo o acervo exclusivo.
Pontos Turísiticos – Quinze obras são referentes a pontos turísticos da cidade escolhidos pelos artistas, como a Ponte Torta, as oficinas da Companhia Paulista, o mosteiro de São Bento e os caminhos do Jardim Botânico. A equipe trabalha em uma grande mesa coletiva com pincéis, garrafas de vinho e esboços.
Suporte – O suporte usado é a tela de aquarela, feita em algodão para fixar as tintas mais líquidas. E para o material diferente, diversos testes foram feitos com a temperatura de aquecimento do vinho tinto, por exemplo, para que o pigmento ficasse mais denso. Para a produção dessas obras, o vinho usado deve ser seco, com teor nulo ou insignificante de açúcares, evitando o surgimento de mofo na obra final.
Valorização do vinho e da cultura do local – De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, a proposta com as pinturas realizadas com próprio vinho de Jundiaí busca valorizar a produção cultural local e a produção vinícola existente na cidade há mais de 100 anos, um dos destaques do evento.
Informações – A Festa da Uva de Jundiaí será realizada de 22 de janeiro e 8 de fevereiro, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva. Mais informações pelo site do evento.