Gastronômade Brasil em Pirenópolis (GO). Veja como foi

A foto 1
Gastronômade Brasil – Restaurante sem paredes

Fui convidada a participar do Gastronômade Brasil – etapa Goiás. O tipo de evento perfeito para quem quer sair da agitação dos centros urbanos, curtir belas paisagens, conhecer gente de vários locais e apreciar a enogastronomia de alta qualidade de uma maneira bem diferente. Baseado no modelo de sucesso norte-americano criado pelo chef e artista Jim Denevan, o evento  pode até ser chamado de “restaurante sem paredes”, pois comidas sofisticadas são preparadas por top chefs convidados e banquetes são montados a céu aberto em uma grande mesa coletiva, sempre com vinhos ou espumantes para acompanhar os pratos. O último lote do ingresso foi vendido a R$305 por pessoa.

IMG_0015
Pessoas de diversos estados participaram da etapa Goiás realizada na Pousada Cavaleiro dos Pireneus em Pirenópolis- GO

A etapa Goiás foi realizada no dia 19 de setembro, em Pirenópolis, na Pousada Cavaleiro dos Pirineus (parceira do evento). O chef Emerson Mantovani, do Trio Gastronomia em Brasília, foi o escolhido para liderar o menu aliando gastronomia de qualidade e sustentabilidade. A Chandon Brasil foi a responsável pela harmonização. Emerson afirmou ter ficado muito satisfeito com o convite pelo fato de o Gastronômade apresentar um conceito atual, semelhante ao de outros eventos que viajam pelo mundo atingindo cada vez mais pessoas. Sem dúvidas, ele surpreendeu muita gente que não o conhecia oferecendo o melhor da sua gastronomia autoral e criativa em pratos contemporâneos e mostrou para as pessoas de diversos estados um pouco do que é a cozinha do Trio Gastronomia em Brasília.

IMG_9728
Ladeada à esq. pelo Chef Emerson Mantovani e à direita pelo proprietário da Pousada Cavaleiro dos Pireneus, Fernando Batista, e pelo representante do grupo Chandon Brasil, Luiz Aleixo

Ah! interessante ressaltar, que em algum de seus pratos ele usou produtos de alta qualidade de alguns parceiros do evento, como a fresca e macia mozzarela de búfala produzida pela Fazenda Tapuio no Rio Grande do Norte e o  chocolate intenso (meio amargo) ma-ra-vi-lho-so da Fazenda Sagarana produzido no município de Coaraci, proximo a Ilhéus – ambos aprovadíssimos!

FullSizeRender (2)
Mozzarela de Búfala utilizada no Bocconcino de búfala Tapuio com tomatinho e pesto de rúcula ao creme de leite – delícia
IMG_0091 (1)
Chocolate Sagarana produzido na Bahia utilizado na sobremesa

Menu – Assim que chegaram ao local, os participantes foram recebidos com um coquetel com creme frio de beterraba e provolone crocante; Bocconcino de búfala (da Tapuio) com tomatinho e pesto de rúcula; e Ragu de coelho com curry e pães tostados todos harmonizados com Chandon Brut Rosé.

Cópia de IMG_9828
A recepção foi realizada debaixo das palmeiras – entradinhas e espumante Chandon Brasil
Cópia de IMG_9771
Algumas das entradas servidas – Bocconciono de Búfala com tomatinho e pesto e Ragú de coelho com curry e pães tostados
Cópia de IMG_9748
Chandon Brut Rosé

Logo em seguida, foi servido o menu em quatro etapas. Para a entrada, o saboroso Tartar de lagosta e morango com Chandon Brut Rosé.

FullSizeRender

Cópia de IMG_9760

De primeiro prato principal, Rondele de bacalhau em molho de gengibre e limão siciliano acompanhado de Chandon Riche Demi-Sec.

IMG_0003

richedemisec

Depois, foi servido o segundo prato principal, Filé ao molho de café e cardamomo, brandade de batata, tomate, espinafre e chutney de manga com Chandon Excellence Rosé.

empé

FullSizeRender (1)

Finalizando a experiência gastronômica, sobremesa de Brulée de uísque e chocolate (da Fazenda Sagarana) com laranja caramelizada acompanhados de Chandon Passion.

IMG_0079

Harmonização Ousada – Particularmente, achei os pratos maravilhosos e também ouvi muitos elogios sobre o evento como um todo. Já a harmonização, confesso que  achei bem ousada. Apesar de não ser radical, costumo seguir, pelo menos, algumas regrinhas básicas para evitar o desequilíbrio de sabores entre vinho, no caso espumante, e comida, para que na boca um não ofusque o outro, mas apenas, complete. Dentre elas, a de harmonizar pratos leves com vinhos leves e pratos mais encorpados com vinhos mais encorpados (claro que levando em consideração molhos e condimentos). Por isso, no caso do Gastronômade Goiás, achei que o espumante acabou sendo ofuscado por alguns pratos, principalmente, os que levavam café e chocolate, que na verdade, são dois itens dificílimos de se harmonizar. No entanto, a própria Chandon Brasil foi a responsável pela harmonização, e aí entra aquela estória… ousar às vezes também é necessário para entender o mundo mágico da enogastronomia!

Cópia de IMG_9936
Todos os pratos foram harmonizados com espumantes da Chandon que ousou na harmonização

Saldo Positivo – De modo geral, o evento foi interessantíssimo e muito diferente do que estou acostumada. Fora que ainda tive a oportunidade de visitar novamente a Pousada Cavaleiro dos Pireneus e apreciar a bela paisagem local,  de comer produtos maravilhosos como os chocolates Casa Sagarana produzidos na Bahia (famosos inclusive no exterior), também a fresca e macia mozzarela de búfala Tapuio produzida no Rio Grande do Norte, de beber a deliciosa água de côco Liv, bem levinha e ideal para drinques, e, claro, de apreciar os deliciosos espumantes Chandon produzidos no Brasil (todos pelo método Charmat).

Cópia de IMG_9903
Brindando o saldo positivo do evento!
IMG_0105
Parceiros do evento

Grande Celebração – Para Renata Runge, fundadora do projeto no Brasil, ao mesmo tempo que o  Gastronômade é uma grande celebração, também tem seu papel educador e disseminador junto ao público, pois os próprios parceiros-produtores falam aos comensais sobre seus empreendimentos.

Cópia de IMG_9815
Eu e Renata Runge, fundadora do Gastronômade no Brasil

Sobre o Gastronômade – No Brasil, o evento surgiu em 2012, e já foi realizado em nove estados diferentes. Uruguai e Canadá também já sediaram o evento que visa aproveitar o alimento em sua totalidade, utilizar produtos locais, priorizar o pequeno produtor e os alimentos orgânicos. Em 2015, os estados contemplados em receber o Gastronômade foram Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Bahia, São Paulo. No dia 03 outubro, haverá uma edição extra com o Chef Arika Messa no Rio Grande do Sul. Os interessados devem entrar no site do evento.

unnamed-1 Veja mais fotos abaixo e também no Facebook do Blog clicando aqui.

 

Cópia de IMG_9823

Cópia de IMG_9835

Cópia de IMG_9865

Cópia de IMG_9770

Cópia de IMG_9773

Cópia de IMG_9774

Cópia de IMG_9778

 

Cópia de IMG_9833

Cópia de IMG_9840

Cópia de IMG_9844

Cópia de IMG_9849

IMG_9781

IMG_9787

Cópia de IMG_9872

Cópia de IMG_9890

IMG_0077

IMG_0086

IMG_0104

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…