
Participei esta semana de um jantar harmonizado no Inverso Restaurante Contemporâneo, que fica no hotel Blue Tree Jade, em Brasília. Para escoltar os pratos (maravilhosos, diga-se de passagem) preparados pelo chef Marcelo Petrarca foram servidos rótulos da Chandon: Chandon Reserve, Brut Rosé, Passion e Riche. Quem comandou o evento foi o francês François Hautekeur, enólogo oficial do grupo LVMH, que deu uma pequena aula prática de harmonização de espumantes para os convidados.


Logo no início foi servido o drink Chandon Fresh, elaborado com Chandon Rich demi-sec, fatias de laranja e pedras de gelo. Um drink super fresco, cítrico e aromático que escoltou muito bem o carpaccio de filet com brotos orgânicos e mel trufado, um prato leve e com toque doce. Sem dúvidas, um excelente exemplo de harmonização por afinidade.

Em seguida, foi servido o Chandon Reserva Brut para acompanhar o Rigatoni ao creme de grana com Boursin de salmão e redução cítrica. Ao degustar, achei que a harmonização teria ficado melhor se o prato houvesse sido acompanhado pelo vinho anterior, o Rich, uma vez que a redução cítrica continha mel e acabou deixando o espumante brut um pouco amargo. O espumante demi-sec, por ser mais doce, teria ficado melhor.

Minha percepção acabou sendo confirmada pelo próprio François, que afirmou ter escolhido o espumante Brut por desconhecer que havia mel na redução cítrica. De toda forma, a falha acabou sendo bastante educativa pois os convidados puderam perceber como um pequeno detalhe pode fazer toda diferença no resultado final de uma harmonização.

Depois veio o Chandon Brut Rosé que, por incrível que pareça, casou super bem com o filet mignon grelhado com molho de pimenta e aligot de baroa, mostrando que é possível harmonizar uma carne com espumante, e não obrigatoriamente com vinhos.

Pra finalizar, o Chandon Passion acompanhou o delicioso mousse de chocolate com tartar de morango e paçoquinha caseira. O doce do Passion, que é um espumante bem intenso e fica muito melhor com duas predinhas de gelo, foi ao encontro do dulçor da sobremesa gerando um casamento perfeito. 🙂

