I Feira da Uva e do Vinho movimenta o DF e dá visibilidade aos produtores locais

I Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília

A expertise de quem realiza a Feira do Morango em Brazlândia há 20 anos motivou Marcelo Pereira a idealizar e organizar a I Feira da Uva e do Vinho do DF, ao lado do produtor logístico João Paulo D’Araújo . O resultado foi um evento prestigiado por milhares de pessoas e a satisfação dos participantes da feira com o sucesso das vendas e a divulgação dos produtos – que não ficou restrito a vinhos finos, mas incluiu também vinhos de mesa, sucos de uva, geleias, iogurtes, queijos, embutidos, artesanatos e flores. O evento aconteceu no último final de semana de julho e no primeiro de agosto e foi realizado no Parque de Exposições de Planaltina-DF para prestigiar os produtores de uva do local.

A finalidade do evento foi apresentar o potencial do DF no cultivo da fruta – tanto de mesa, como a vitis vinifera. “A Feira deu visibilidade a muitos agricultores que já produziam uva e derivados há mais de uma década no Distrito Federal e não eram conhecidos”, explicou Marcelo Pereira, idealizador da Feira.

João D'Araujo e Marcelo Oliveira - organizadores do evento ao lado da Secretária de Turismo Vanessa Mendonça
Marcelo Pereira (à esq.) – idealizador e organizador da I Feira da Uva e do Vinho de Brasília – ao lado da Secretária de Turismo Vanessa Mendonça e de e João Paulo D’Araujo, produtor logístico da Feira

A primeira edição da feira, que também contou com um Espaço Gourmet com 18 expositores e um Salão de Flores e Artesanato, foi tão prestigiada que para o próximo ano, a ideia é ampliá-la e inserir ainda mais os produtores de uva e de vinhos do Cerrado – tanto de mesa como finos. “Já estamos de olho na segunda edição (em 2022) e preparando muitas surpresas que incluem, inclusive, atrações internacionais”, revelou o produtor logístico da feira, João Paulo D Araújo.

Participação da ABS DF

Stand ABS-DF na Feira da Uva
Stand ABS-DF na Feira da Uva

A Associação Brasileira de Sommeliers do DF (ABS-DF), da qual faço parte como diretora e professora, foi apoiadora do evento preparou uma programação bem especial com apresentações de diretores e de convidados. A primeira degustação de vinhos do Cerrado de Altitude foi uma das atividades. Confira abaixo, alguns desses momentos:

I Degustação de vinhos do Cerrado de Altitude (DF e GO)

Vinhos do Cerrado de Altitude – degustação inédita com 12 rótulos

Ao todo foram apreciados 12 rótulos de sete produtores diferentes e de seis variedades distintas – corte ou varietal. Todos os vinhos provenientes de uvas colhidas no inverno por meio do processo de dupla poda. Participaram desse momento histórico jornalistas, produtores de vinho, sommeliers, dirigentes da ABS-DF e pesquisadores. Os vinhos foram doados por lojas parceiras e também pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – laboratório de Ipameri-GO.

Participantes da I Degustação de Vinhos do Cerrado de Altitude
Participantes da I Degustação de Vinhos do Cerrado de Altitude – jornalistas, pesquisadores, produtores de vinho da região e diretores da ABS-DF

Workshops – Degustações Guiadas

A vice-presidente da ABS-DF conduz degustação de vinhos
A vice-presidente da ABS-DF Claudia Oliveira conduz o workshop – degustação de vinhos

Durante os seis dias da Feira foram realizadas 12 degustações guiadas de vinhos – todas conduzidas pelos diretores da ABS e com participação especial de alunos do curso de sommelier de vinhos e de sommeliers convidados. Os vinhos degustados foram doados gentilmente pelos seguintes parceiros: Casa Valduga, Del Maipo, D.O.C. Vinhos, Lorangi, Más Vino, Rota do Vinho, Vinci e Vinícola Fabian.

Work Shop Degustação de vinhos, conduzida pelo Diretor Financeiro da ABS-DF, Rudinei Santos
Workshop Degustação de vinhos, conduzida pelo Diretor Financeiro da ABS-DF, Rudinei Santos
Alunos da ABS-DF também participaram do evento
Alunos da ABS-DF também participaram do evento auxiliando nos workshops

Palestras

Legislação de Vinhos foi um dos temas das palestras ofertadas pela ABS-DF. O diretor Jorge Waquim foi o palestrante
O sommelier Leonildo Santana fez palestra sobre Serviço de Vinhos
A diretora Alessandra Mendonça brinda com o público o sucesso do evento

Além das degustações, palestras de temas variados foram ministradas no local e contou com a participação de muitos visitantes e de vários expositores da feira. Os temas abordados foram: Legislação do Vinho (Jorge Waquim); Serviço de Vinho (Leonildo Santana); Cultivo de Uva e Produção de Vinho no Cerrado (Roberto José de Freitas); Vinhos no Brasil (Etiene Carvalho); Potencial de uva de pós de rochas no manejo da fertilidade do solo (Luise Lottici Krahl); Enoturismo (Mara Flora Lottici Krahl).

A diretora Etiene Carvalho fala ao público sobre Vinhos do Brasil
Enoturismo foi o tema apresentado pela Diretora Mara Flora
O público teve a oportunidade de aprender sobre o potencial de uso de pós de rocha no manejo da fertilidade do solo com a doutora em Ciências Ambientais Luise Lottici Krahl

Visitas ao Stand ABS DF

Confreiras da Confraria Amigas do Vinho participam de degustação especial no stand da ABS-DF

No decorrer da feira, visitaram o stand diversos enófilos, estudantes, jornalistas, autoridades e profissionais da área do vinho. Integrantes da Confraria Amigas do Vinho – Seção Brasília tiveram a oportunidade de participar de uma degustação especial conduzida por diretores da ABS-DF e da palestra de serviços de vinho, ministrada pelo sommelier Leonildo Santana. Um ônibus foi alugado pela ABS-DF para realizar o transporte (ida e volta) das confreiras de Brasília até Planaltina-DF.

Liana Sabo, do Correio Braziliense, é recebida pelo presidente da ABS-DF Sérgio Pires
Proprietários da Marchese Vinhos com o presidente da ABS-DF Sérgio Pires
Equipe da Administração de Planaltina-DF brinda com diretores da ABS
Representantes da Confraria da Cachaça visitam o stand da Associação
Representantes da ABS-DF prestigiam as eleitas no Concurso Rainha da Uva e do Vinho de Brasília

Outros Apoios

Além da ABS, também apoiaram o evento: Associação Cresce-DF, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Administração de Planaltina, a Emater – DF e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Superintendência Federal de Agricultura (SFA – DF) e o Sicoob.

Leia também: Aurora Millesime completa 30 anos com edição especial

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…