Ice wine: o esforço que compensa!

Ice Wine
A bebida que muitos esperam e sonham experimentar em algum momento da vida

Embora existam vários tipos de vinho disponíveis para  compra, um dos mais maravilhosos deles é o Ice Wine. Ele é uma forma muito rara de vinho, produzido sob certos tipos de condições climáticas principalmente na região noroeste do Pacífico.

Normalmente, esse tipo de vinho é produzido em quantidades muito pequenas. O produto é extremamente raro e, verdade seja dita, existem apenas alguns sortudos que conseguem comprar esse vinho, que devido à quantidade escassa, pode ser extremamente caro e estar fora da faixa de preço para a maioria das pessoas.

Ice Wine
Ice Wine: produzido em quantidades muito pequenas

O Ice Wine é algo que muitos esperam e sonham experimentar em algum momento da vida. Os requisitos básicos necessários para a produção do Ice Wine são uvas completamente maduras e uma temperatura de cerca de 5 graus Celsius. A temperatura precisa permanecer assim por vários dias, para que o produtor possa concluir o processo de fabricação do vinho. As uvas congeladas durante essas temperaturas extremamente baixas são colhidas à mão e à noite pelo fabricante de vinho e seus assistentes.

Depois que as uvas são colhidas, elas são pressionadas suavemente, a fim de coletar apenas o mosto flor. A temperatura cria os cristais de água congelada, que são fermentados juntamente com os açúcares e as partículas encontradas nos sucos, que circulam livremente. Através deste processo, o maravilhoso e raro Ice Wine é criado.

Ice Wine
O sabor do vinho gelado que vale o esforço

Se você tem a intenção de experimentar esse vinho, já vou dizer que não é muito fácil encontrá-lo para venda. Como você provavelmente já sabe, a maioria das lojas não vende esse vinho raro. Mesmo assim, se você conseguir encontrá-lo, poderá facilmente lhe custar um pouco. Tanto no Canadá como na Alemanha, onde se produzem excelentes Ice Wines, uma garrafa de 500 ml não é encontrada por menos de 80 euros. De toda forma, embora possa custar muito e ser extremamente difícil de achar – o sabor do vinho gelado faz valer a pena o esforço.

Leia também: Ice Wine: doce e mágico vinho do gelo

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cursos ABS-DF 2025

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) acaba de abrir as matrículas para…

Don Romano celebra Dia do Queijo com promoções especiais

Em comemoração ao Dia do Queijo, celebrado em 20 de janeiro, o restaurante Don Romano…

Chez France celebra 13 anos com descontos e brindes exclusivos

A Chez France, importadora renomada no Brasil pela curadoria de vinhos franceses de alta qualidade,…

Crise do vinho tinto francês: mudanças de consumo e desafios climáticos

O vinho tinto, um dos símbolos culturais da França, enfrenta uma crise sem precedentes, apontada…