O 12º Brazil Wine Challenge, que ocorrerá de 16 a 19 de julho em Bento Gonçalves, contará com um painel internacional de degustadores para avaliar as 1.034 amostras inscritas por 191 empresas. A Associação Brasileira de Enologia (ABE) confirmou a presença de especialistas de sete países – Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai – que, junto com enólogos brasileiros, formarão um grupo de mais de 60 técnicos experientes na análise de vinhos e espumantes.
Entre os degustadores confirmados estão três enólogas: Naira Escobari da Bolívia, Sylvia Cava e Manuela Astaburuaga do Chile. O grupo também inclui experts como Adolfo Lona da Argentina, Antonio Palacios da Espanha, Benoit Mathurin e François Hautekeur da França, Ari De Mari de Portugal, Fernando Pettenuzzo e Fernando Piccardo do Uruguai. Segundo Ricardo Morari, presidente da ABE, a rigorosa seleção do júri, composto por profissionais qualificados, reforça o reconhecimento do concurso, que é o único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
Esta edição do concurso é a primeira a ultrapassar as 1.000 amostras, registrando um aumento de 15% no número de inscrições. Participarão amostras de 15 países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Hungria, Itália, México, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai.
As degustações seguirão normas internacionais e serão realizadas às cegas no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho. Em três dias de degustações, somando 12 horas de análise, os especialistas utilizarão visão, olfato e paladar para avaliar as amostras. O resultado será anunciado no dia 19 de julho.
Leia também – Dia do Vinho Ticiana Werner