Logística reversa de vidro agora é monitorada em todo o Brasil

A Central de Custódia, empresa especializada em verificação de resultados da logística reversa de embalagens pós-consumo, uniu forças com a Circula Vidro, entidade gestora responsável pela reciclagem de 70% da produção nacional de vidro. Composta pela Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas) e SINDICERV (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), a Circula Vidro busca fortalecer a transparência e eficiência do processo em todo o país.

Assim como o vidro foi pioneiro ao ter legislação federal específica para a logística reversa, o setor vinícola também está cada vez mais atento à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental. Portanto, essa parceria não só atende aos requisitos legais, mas também contribui para a credibilidade, moralidade e rastreabilidade em toda a cadeia de produção de vinho.

Da mesma forma que a verificação de resultados e rastreamento de embalagens plásticas no setor de plásticos foi um sucesso, espera-se que essa iniciativa traga benefícios semelhantes para a indústria do vinho, garantindo uma abordagem mais sustentável e responsável em relação ao uso e reciclagem de embalagens de vidro.

Segundo Fernando Bernardes, fundador e CEO da Central de Custódia, o objetivo vai além do cumprimento legal: “Queremos assegurar credibilidade, moralidade e rastreabilidade em todo o sistema, transformando a logística reversa do vidro em um modelo de sucesso e referência global”.

Esta parceria segue o sucesso de uma iniciativa similar no setor de plásticos, onde a Central de Custódia, em colaboração com a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), realiza a verificação de resultados e rastreamento de embalagens plásticas há cerca de um ano. – faca relação com o vinho

Leia também – Decanter Wine Day 9ªedição

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cursos ABS-DF 2025

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) acaba de abrir as matrículas para…

Don Romano celebra Dia do Queijo com promoções especiais

Em comemoração ao Dia do Queijo, celebrado em 20 de janeiro, o restaurante Don Romano…

Chez France celebra 13 anos com descontos e brindes exclusivos

A Chez France, importadora renomada no Brasil pela curadoria de vinhos franceses de alta qualidade,…

Crise do vinho tinto francês: mudanças de consumo e desafios climáticos

O vinho tinto, um dos símbolos culturais da França, enfrenta uma crise sem precedentes, apontada…