Logística reversa de vidro agora é monitorada em todo o Brasil

A Central de Custódia, empresa especializada em verificação de resultados da logística reversa de embalagens pós-consumo, uniu forças com a Circula Vidro, entidade gestora responsável pela reciclagem de 70% da produção nacional de vidro. Composta pela Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas) e SINDICERV (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), a Circula Vidro busca fortalecer a transparência e eficiência do processo em todo o país.

Assim como o vidro foi pioneiro ao ter legislação federal específica para a logística reversa, o setor vinícola também está cada vez mais atento à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental. Portanto, essa parceria não só atende aos requisitos legais, mas também contribui para a credibilidade, moralidade e rastreabilidade em toda a cadeia de produção de vinho.

Da mesma forma que a verificação de resultados e rastreamento de embalagens plásticas no setor de plásticos foi um sucesso, espera-se que essa iniciativa traga benefícios semelhantes para a indústria do vinho, garantindo uma abordagem mais sustentável e responsável em relação ao uso e reciclagem de embalagens de vidro.

Segundo Fernando Bernardes, fundador e CEO da Central de Custódia, o objetivo vai além do cumprimento legal: “Queremos assegurar credibilidade, moralidade e rastreabilidade em todo o sistema, transformando a logística reversa do vidro em um modelo de sucesso e referência global”.

Esta parceria segue o sucesso de uma iniciativa similar no setor de plásticos, onde a Central de Custódia, em colaboração com a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), realiza a verificação de resultados e rastreamento de embalagens plásticas há cerca de um ano. – faca relação com o vinho

Leia também – Decanter Wine Day 9ªedição

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Zante Restaurante: Uma viagem à culinária grega no Restaurant Week

Em tempos de calor intenso, nada melhor do que se refugiar em um ambiente arborizado…

Degustação exclusiva de Almaviva com Michel Friou em Brasília

Ontem, tive a oportunidade (e privilégio) de degustar em primeira mão a safra 2022 de…

Restaurant week no Mezanino: Almoço com vista na Torre de TV

Com as altas temperaturas e a seca intensificando o calor em Brasília, encontrar um local…

Conheça as marcas de vinho mais valiosas do mundo

As 10 marcas de vinho mais valiosas do mundo, segundo a Brand Finance, foram selecionadas…