Acontece este ano a 12ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro nos dias 13 e 14 de outubro. A Associação Brasileira de Enologia (ABE) abre as inscrições hoje, 14 de setembro, através do site da ABE, com a previsão de atrair um número maior de amostras e vinícolas se comparado a edição de 2019. O concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis), tudo isso seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A OIV é uma organização intergovernamental que trata dos aspectos técnicos e científicos da viticultura e da vinificação.
O evento é prova do reconhecimento do espumante brasileiro no cenário internacional, conquistando seu merecido espaço no mercado. Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme as normas.
Para André Gasperin, enólogo e presidente da ABE, o espumante brasileiro atraiu olhares no mundo todo, e depois de degustado foi aprovado. Ele acrescenta que entramos para o mapa mundial da vitivinicultura com o espumante e hoje se brinda o reconhecimento também com os vinhos. Gasperin ainda destaca a diversidade, versatilidade e refrescância como características marcantes da indústria nacional.
Todos os 125 espumantes premiados na última edição atingiram notas superiores a 88 pontos. Os 14 espumantes que conquistaram Grande Medalha de Ouro superaram os 92 pontos. Os números da edição passado foram de 376 espumantes de 89 vinícolas de sete estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). O entusiasmo pelo evento é grande, tanto que esse ano o maior e mais representativo concurso de espumantes brasileiros espera que o número de participantes aumente em relação à edição anterior.
Mais informações no site: www.enologia.org.br
Leia: Enólogos da ABE coletam 411 amostras de vinhos de 53 vinícolas diferentes