Premiação bem justa: um dos ícones da vinícola Miolo, o vinho Miolo Merlot Terroir 2015 conquistou uma Medalha de Ouro no Challenge International du Vin 2018, influente concurso de vinhos realizado em Bordeaux, na França. O vinho foi o único tinto brasileiro a ser premiado.
Elaborado com uvas Merlot cultivadas em vinhedos próprios da Miolo no Vale dos Vinhedos, o rótulo traz o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.), primeira Denominação de Origem de vinhos no Brasil. Para conquistar a certificação, o vinho atendeu normas restritas de cultivo e elaboração, todas elas cumpridas criteriosamente pela Miolo, vinícola que possui o maior número de certificações da D.O.V.V. em seus vinhos.
A premiação valida a vocação do terroir do Vale dos Vinhedos para o cultivo da Merlot e atesta sua exitosa adaptação nos vinhedos da Miolo distribuídos entre os 100 hectares que a empresa possui no local.
“Considerando que Bordeaux é a origem e a referência mundial da Merlot, a conquista de uma Medalha de Ouro com o nosso Merlot Terroir no Challenge International du Vin atesta a altíssima qualidade deste vinho, resultado de uma cuidadosa seleção das melhores parcelas dos nossos vinhedos de Merlot no Vale dos Vinhedos”, comemoraAdriano Miolo, superintendente do grupo.
O premiado Merlot Terroir apresenta alta intensidade aromática e harmoniosa relação entre fruta e madeira, com notas de cereja, caramelo, cacau, café e trufas. Seus taninos aveludados conferem equilíbrio e elegância. Acompanha perfeitamente pratos de aromas intensos e complexos como pato assado ao tamarindo e risoto de funghi.
Grupo Miolo
O Grupo Miolo possui projetos em 4 regiões do Brasil com vinhedos próprios: em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos – Vinícola Miolo (100 hectares); em Candiota (RS), Campanha Meridional – Vinícola Seival (200 hectares); em Santana do Livramento (RS), Campanha Central – Vinícola Almadén (450 hectares); e em Casa Nova (BA), Vale do São Francisco – Vinícola Terranova (200 hectares).