Morreu na tarde de 04 de janeiro, aos 86 anos, Georges Duboeuf – o conhecido “Papa do Beaujolais” – um dos maiores e mais conhecidos produtores e comerciantes de vinho da França. Duboeuf ficou famoso no mundo do vinho por ter transformado o “Beaujolais Nouveau” em um fenômeno global na década de 1980.
Segundo informações da agência internacional de notícias AFP, a morte ocorreu em em Romanèche-Thorins, perto de Lyon, na França, após um derrame cerebral.
História de Georges Duboeuf, o papa do Beaujolais
Georges Duboeuf começou sua carreira como comerciante de vinho nos anos 50, quando fundou a L’Ecrin Maçonnais-Beaujolais, uma espécie de associação de produtores de vinho para ajudar a promover vinhos locais. Em 1964, ele montou sua própria vinícola, Georges Duboeuf Wines , usando métodos tradicionais de vinificação.
Quando se aposentou em 2018 e entregou os negócios a seu filho Franck, a empresa produzia 30 milhões de garrafas por ano.
Dia do Beaujolais Nouveau
Duboeuf também era conhecido pelas celebrações que organizou em torno do Beaujolais Nouveau nos anos 80, com a presença de celebridades, chefs famosos e políticos. Graças à Duboeuf e seu trabalho intenso de divulgação, a data de lançamento do vinho, na terceira quinta-feira de novembro, passou a ser conhecida e comemorada em todo o mundo como o Dia do Beaujolais Nouveau.