Morre o Papa do Beaujolais

Georges Duboeuf
Georges Duboeuf, papa do Beaujolais

Morreu na tarde de 04 de janeiro, aos 86 anos, Georges Duboeuf – o conhecido “Papa do Beaujolais” – um dos maiores e mais conhecidos produtores e comerciantes de vinho da França. Duboeuf ficou famoso no mundo do vinho por ter transformado o “Beaujolais Nouveau” em um fenômeno global na década de 1980.

Segundo informações da agência internacional de notícias AFP, a morte ocorreu em em Romanèche-Thorins, perto de Lyon, na França, após um derrame cerebral.

História de Georges Duboeuf, o papa do Beaujolais

Georges Duboeuf começou sua carreira como comerciante de vinho nos anos 50, quando fundou a L’Ecrin Maçonnais-Beaujolais, uma espécie de associação de produtores de vinho para ajudar a promover vinhos locais. Em 1964, ele montou sua própria vinícola, Georges Duboeuf Wines , usando métodos tradicionais de vinificação. 

Quando se aposentou em 2018 e entregou os negócios a seu filho Franck, a empresa produzia 30 milhões de garrafas por ano.

Dia do Beaujolais Nouveau

Beaujolais Nouveau
Beaujolais Nouveau

Duboeuf também era conhecido pelas celebrações que organizou em torno do Beaujolais Nouveau nos anos 80, com a presença de celebridades, chefs famosos e políticos. Graças à Duboeuf e seu trabalho intenso de divulgação, a data de lançamento do vinho, na terceira quinta-feira de novembro, passou a ser conhecida e comemorada em todo o mundo como o Dia do Beaujolais Nouveau.


Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Taypá lança menu de Carnaval com petiscos e drinques

Quem quiser aproveitar o feriado com boa comida pode saborear o menu especial no almoço…

Rio Open 2025: Espumante Sabina Extra Brut será destaque no pódio do evento

O espumante Sabina Extra Brut será o destaque no pódio do Rio Open. Para celebrar…

Paixão a primeira taça pelo Cerasuolo di Vittoria 2015 Gulfi

Alguns vinhos nos conquistam à primeira taça, e o com o Cerasuolo di Vittoria 2015…

Mané Mercado participa do festival Restaurant Week

Complexo gastronômico reúne 15 restaurantes para o festival, aberto até 16 de março Já pensou…