“Raízes da Gastronomia”: interseção entre cultura indígena e agricultura regenerativa

Estreando em 18 de maio, a exposição “Raízes da Gastronomia” é uma instalação itinerante que explora a conexão entre tradição e inovação na produção de alimentos, destacando os aspectos históricos e culturais das comunidades indígenas e sua relação com as modernas técnicas de agricultura regenerativa. A mostra destaca a produção de café em fazendas sustentáveis de Minas Gerais, visando conscientizar e expandir o conhecimento sobre o tema através de uma cuidadosa seleção de imagens, documentários e artefatos que ilustram a jornada desde o cultivo até a mesa. A primeira cidade a receber o projeto será Piracicaba, em São Paulo, mas o documentário em curta-metragem estará disponível no YouTube para o público em todo o país.

Entre os destaques do projeto está a tribo Tuyuka, do Amazonas, cuja produção abastece não apenas as escolas locais em São Gabriel da Cachoeira, mas também parte da população. Além disso, a Guima Café, empresa localizada em Varjão de Minas, na Região do Cerrado Mineiro, é outra protagonista, com suas práticas de agricultura regenerativa certificadas pela instituição britânica Regenagri.

A exposição apresenta 50 fotografias que oferecem uma visão aprofundada das práticas agrícolas da tribo Tuyuka e da Guima Café, além de um espaço para exibição do documentário. Também há um acervo de instrumentos utilizados na agricultura tradicional e indígena.

Fabiano Moreira, idealizador do projeto, comenta: “A ideia inicial do Raízes da Gastronomia era focada na gastronomia brasileira. Ao apresentar a mostra ao mercado patrocinador (Lei Rouanet), percebemos o potencial em direcionar nossa pesquisa para a gastronomia indígena e descobrimos a agricultura regenerativa. A partir daí, surgiu a ideia de conectar o passado ancestral do cultivo indígena às modernas práticas de regeneração do solo.”

A instalação oferece ao público a oportunidade de conhecer o cultivo de uma variedade de alimentos pela tribo Tuyuka, como mandioca, banana, abacaxi, cupuaçu, açaí, cará e maracujá do mato. Além disso, destaca a produção de café da fazenda Guima, que integra mata nativa em seu espaço e possui bolsões para armazenagem e distribuição de água. A mostra foi elaborada para demonstrar que a combinação de agricultura e floresta pode criar um ecossistema saudável e produtivo.

Sobre sua experiência na tribo Tuyuka, Fabiano Moreira relata: “O lugar, a receptividade dos indígenas, o modo de vida e, principalmente, a força deles, que certamente vem da alimentação, me impressionaram. O que mais me marcou foi o sabor dos alimentos. Tive o privilégio de experimentar o bijou, feito com a farinha de mandioca que eles produzem, a paca cozida com molho de pimenta e cebolinha, o suco de açaí puro, entre outras delícias típicas da Amazônia.”

A exposição “Raízes da Gastronomia” inicialmente passará por Piracicaba, São Paulo, e Costa Rica, Mato Grosso do Sul. O projeto, contemplado pela Lei Rouanet, tem patrocínio da John Deere e da SLC Agrícola, apoio do Instituto SLC e Acriart, e realização do Ministério da Cultura.

Leia também – 12º BRAZIL WINE CHALLENGE

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Zante Restaurante: Uma viagem à culinária grega no Restaurant Week

Em tempos de calor intenso, nada melhor do que se refugiar em um ambiente arborizado…

Degustação exclusiva de Almaviva com Michel Friou em Brasília

Ontem, tive a oportunidade (e privilégio) de degustar em primeira mão a safra 2022 de…

Restaurant week no Mezanino: Almoço com vista na Torre de TV

Com as altas temperaturas e a seca intensificando o calor em Brasília, encontrar um local…

Conheça as marcas de vinho mais valiosas do mundo

As 10 marcas de vinho mais valiosas do mundo, segundo a Brand Finance, foram selecionadas…