Nos últimos anos, os rótulos de produtos, especialmente no setor de vinhos e espumantes, têm desempenhado várias funções além de transmitir informações essenciais. Keyse Marques, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison, uma empresa líder global em ciência de materiais, destaca que a aplicação de rótulos diferenciados que transmitem a história das marcas e exploram o potencial criativo tem sido uma tendência crescente.
“O rótulo é um componente crucial no processo de compra, especialmente para vinhos, que têm consumidores mais atentos e exigentes em relação à qualidade. Rótulos táteis e sensoriais despertam diferentes sentidos nos consumidores e permitem que as vinícolas se destaquem, indo além do aspecto visual. Além disso, a resistência à umidade e às baixas temperaturas são características essenciais, já que essas bebidas precisam ser armazenadas em locais com temperaturas mais baixas e os rótulos precisam se manter intactos até o fim do consumo, atendendo às expectativas dos consumidores”, diz Keyse.
Para avaliar a resistência à água, o teste frapê é um dos mais eficazes, simulando uma situação real de uso. O rótulo é aplicado à garrafa e, após 24 horas, é imerso em água e gelo a uma temperatura de zero a cinco graus Celsius. A análise é realizada a cada 15 minutos na primeira hora e a cada 60 minutos nas cinco horas subsequentes. Durante o teste, o rótulo deve se manter intacto, sem formar bolhas ou deslocar-se da garrafa. Se a estrutura se rasgar apenas nas extremidades ao puxar uma borda, isso indica que o rótulo é robusto e preserva suas propriedades originais.
A partir de dezembro de 2023, a União Europeia estabeleceu novas diretrizes para os vinhos produzidos após essa data, que incluem informações sobre valores nutricionais, composição de ingredientes e presença de substâncias alérgenas. Essas regras também se aplicam aos vinhos exportados para a União Europeia. Para atender a essas novas regulamentações sem prejudicar o design dos rótulos, as vinícolas têm adotado soluções inovadoras como os “eLabels”.
A plataforma digital atma.io da Avery Dennison oferece rótulos eletrônicos que permitem que os consumidores acessem informações detalhadas sobre os produtos via celular. Esses rótulos digitais, conhecidos como eLabels, podem ser ativados por diferentes tipos de gatilhos digitais, como UHF RFID, NFC ou códigos QR. Ao usar o celular para ler o rótulo, os consumidores são direcionados para a plataforma online da vinícola, onde encontram todas as informações necessárias. Essa abordagem traz transparência e experiências mais conectadas aos consumidores.
“Ao implementarem essas mudanças, os produtores de vinhos e demais exportadores podem atender aos requisitos europeus e ainda oferecer experiências inovadoras aos consumidores. Estamos prontos para ajudar os produtores a encontrar soluções exclusivas que atendam às suas necessidades e destaquem seus produtos no mercado”, conclui Keyse.
Leia também – Produção nacional segue conquistando prêmios na França