S.Pellegrino Young Chef Academy Competition 2024-25

Até o dia 19 de junho, estão abertas as inscrições para a 6ª edição da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition 2024-25. Esta competição global, organizada pela S.Pellegrino Young Chef Academy, busca descobrir, acompanhar e nutrir a próxima geração de chefs talentosos do mundo. Com o tema “Bring Your Future to the Table”, a competição internacional anunciou o júri local da América Latina e Caribe para a Final Regional, que ocorrerá em setembro no Peru.

Conheça os cinco chefs que selecionarão e divulgarão o vencedor regional:

Dolli Irigoyen: Chefe de cozinha, apresentadora de televisão e autora argentina, Dolli inspirou uma nação a saborear e cozinhar. Com mais de 50 anos de carreira, ela atualmente trabalha em seu Espacio Dolli, que inclui uma cozinha de teste, escola de culinária, espaço para eventos, biblioteca e loja. Dolli tem uma habilidade única de comunicação e um charme natural, contando a história da Argentina através de seus pratos. Foi colunista do jornal La Nación por quatro anos e publicou diversos livros, incluindo “Produto Argentino” e “Cozinha para Todos”. Participa como jurada em programas como MasterChef Celebrity Argentina e Bake Off Argentina, e presidiu o comitê argentino no Bocuse d’Or. Dolli cozinhou para celebridades no Grammy Latino e recebeu o Icon Award de 2023.

Gabriela Cámara: Empresária mexicana nascida em Chihuahua, Gabriela fundou o Contramar na Cidade do México em 1998. Com foco em culinária simples e ingredientes frescos, expandiu seu império gastronômico com restaurantes como Entremar, Expendio Durango, Caracol de Mar e Itacate de Mar. Gabriela destaca-se por seu compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social, colaborando com projetos de pesca e agricultura responsáveis. Sua influência vai além dos seus restaurantes, sendo uma importante embaixadora da gastronomia mexicana e uma voz relevante em questões de sustentabilidade alimentar.

James Berckemeyer: Com mais de 23 anos de experiência, James é chef, empresário e embaixador de marca. Fundou os restaurantes Cosme, Alado e Pánguche, e estudou no Cordon Bleu, no Peru, e no ICIF (International Culinary Institute for Foreigners), na Itália. Trabalhou em renomados restaurantes como Agli Amici (Itália), El Celler de Can Roca (Espanha) e Arzak (Espanha). Cosme foi reconhecido entre os 50 Melhores Restaurantes da América Latina, ocupando a posição 69 em 2021 e 61 em 2022, entrando no top 50 em 2023.

Janaina Torres: Chef brasileira com forte consciência social, Janaina nasceu e cresceu no centro de São Paulo. Ela é proprietária de vários negócios gastronômicos premiados, incluindo A Casa do Porco, que desde 2015 figura entre os melhores restaurantes da América Latina e do mundo. Em 2023, Janaina lançou a Merenda da Cidade, oferecendo refeições nutritivas a preços acessíveis. Ela também dirige O Bar da Dona Onça, a Sorveteria do Centro e a marca de linguiça Porco Real. Foi reconhecida como a Melhor Chef Feminina da América Latina em 2023 e a Melhor Chef Feminina do Mundo em 2024 pelo The World’s 50 Best Restaurants.

Mario Castrellón: Pioneiro da gastronomia panamenha, Mario é o chef por trás do Maito, na Cidade do Panamá, e de outros restaurantes no país. Maito foi o primeiro restaurante da América Central a figurar entre os 50 Melhores Restaurantes da América Latina em 2016. Mario é conhecido por seu trabalho educacional e filantrópico, incluindo seu envolvimento com a Fundação Calicanto, que apoia mulheres vulneráveis no Panamá. Em 2023, ele recebeu o Estrella Damm Chefs’ Choice Award.

Os chefs com menos de 30 anos devem se inscrever na competição até 19 de junho de 2024, apresentando um prato exclusivo que demonstre talento, criatividade e visão. As candidaturas serão avaliadas pela ALMA (International School of Italian Culinary Arts), que elaborará a lista final dos concorrentes para as Finais Regionais.

Durante a Final Regional, os pratos serão avaliados pelos jurados de acordo com três Regras de Ouro, com pontuações de 1 a 10 para cada critério:

  1. Habilidades Técnicas: Avaliação das habilidades técnicas em todas as fases do processo, desde a seleção até o preparo e cozimento dos ingredientes.
  2. Criatividade: Capacidade de sintetizar a filosofia culinária em uma receita, explorar novas perspectivas e manter o equilíbrio entre sabor e aparência visual.
  3. Crença Pessoal: Capacidade de comunicar a visão do mundo e da culinária através de um prato que expressa convicções, experiências e competências técnicas.

Erick Bautista, vencedor da Final Regional da América Latina e Caribe em 2022, destaca a importância da autenticidade e da construção de comunidade. Ele afirma que a S.Pellegrino Young Chef Academy mudou sua vida, proporcionando novas oportunidades.

Os vencedores das Finais Regionais ganharão visibilidade e prestígio, além da chance de competir na Grande Final em Milão em 2025. A competição também oferece três prêmios adicionais: o S.Pellegrino Social Responsibility Award, o Acqua Panna Connection in Gastronomy Award e o Fine Dining Lovers Food for Thought Award.

Matteo Urru, Regional Area Manager Latin America, Caribbean & Cruiselines, destaca o compromisso da S.Pellegrino em apoiar a comunidade gastronômica da América Latina e a importância dos grandes chefs na Academia.

Para mais informações, acesse o site: S.Pellegrino Young Chef Academy.

Sobre a S.Pellegrino e Acqua Panna: A S.Pellegrino, Acqua Panna e SanPellegrino Italian Sparkling Drinks são marcas internacionais da SanPellegrino S.p.A., com sede em Milão. Distribuídos em mais de 150 países, esses produtos representam a excelência em qualidade e o estilo italiano. Fundada em 1899, a SanPellegrino S.p.A. é líder no setor de bebidas na Itália, com uma linha de águas minerais e drinks. A empresa compromete-se a trabalhar de forma responsável para garantir um futuro seguro para este recurso primário.

No Brasil, SanPellegrino e AcquaPanna são representadas pela Minalba Brasil, divisão de bebidas do GEQ, líder de água mineral no Brasil e distribuidora exclusiva de marcas globais premium.

Leia também – Taste São Paulo: Degustando Estrelas do Guia Michelin 2024

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Curso Básico de Vinhos Nível 1 Intensivo de Férias

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABSDF) acaba de anunciar o Curso Básico…

Evento destaca reforma tributária e apoio ao empreendedorismo

Na noite desta terça-feira (11), diversas lideranças do setor produtivo e autoridades públicas participaram da…

Rótulos Inovadores e Novas Regulamentações da União Europeia

Nos últimos anos, os rótulos de produtos, especialmente no setor de vinhos e espumantes, têm…

Produção nacional segue conquistando prêmios na França

Os vinhos e espumantes brasileiros seguem conquistando prêmios na França. Somente neste ano, já foram…