Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a avaliação de conformidade do localg.a.p, o protocolo inicial de boas práticas agrícolas do GLOBALG.A.P, uma das certificações mais reconhecidas mundialmente no setor primário. No Rio Grande do Sul, o processo de implementação das boas práticas agrícolas começou em 2014 com o PAS Uva – Programa Alimento Seguro Uva para Processamento, atendendo a mais de 1.000 propriedades rurais. Em 2022, após um estudo comparativo com o localg.a.p, foi constatada uma equivalência técnica de requisitos, impulsionando o setor a ajustar materiais e metodologias para atender ao protocolo. Esse passo foi fundamental para a conformidade com as normas internacionais e demonstra a busca por inovação nos processos. Esta será a primeira avaliação de conformidade do localg.a.p no país e uma das mais significativas da América Latina, devido ao envolvimento de um grande número de produtores, empresas e instituições.

Em seguida, em 2023, iniciou-se a fase de treinamento. Das 1.000 propriedades rurais capacitadas inicialmente, 500 foram selecionadas para receber consultorias de adequação. Como o método de avaliação de conformidade escolhido é realizado em grupo, as empresas e cooperativas que mobilizaram seus fornecedores também passaram por um processo de qualificação de equipe e estruturação de sistemas de gestão da qualidade para o localg.a.p. Empresas como Tecnovin, Naturasuc, Golden Sucos e as cooperativas Pradense, Garibaldi, Aurora, Nova Aliança, São João e Paraíso desempenharam um papel crucial nessa reestruturação.

Janine Basso Lisbôa, consultora envolvida na gestão e articulação do programa, destaca que o sucesso dessa iniciativa sempre dependeu do envolvimento de diversas entidades. Nesta transição para o localg.a.p, o apoio de diversas entidades foi essencial. O Sebrae-RS teve um papel fundamental na gestão do projeto, com recursos do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e da multinacional UPL, especializada em produtos químicos e biológicos. O Consevitis-RS, por meio de convênio de cooperação técnica e financeira com o Sebrae, apoiou a iniciativa com recursos provenientes da parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul.

Luciano Rebellatto, presidente do Consevitis-RS, destaca a importância do projeto para a organização e qualificação dos processos nas propriedades. Ele ressalta que o instituto, junto com parceiros, tem investido esforços e recursos para garantir a qualificação e a certificação desses processos, assegurando a excelente qualidade da uva, dos sucos, vinhos e espumantes, bem como a adoção de boas práticas pelos produtores, indústrias e cooperativas.

Uma evolução importante do programa é a realização de auditorias por uma certificadora. Agora, na fase final, as inspeções são conduzidas pela certificadora QIMA WQS para verificar os sistemas de gestão da qualidade e uma amostra dos produtores rurais por grupo. Os principais aspectos avaliados incluem análises de riscos por propriedade, cadernos de campo, armazenamento de agrotóxicos, qualidade e tratamento da água, inspeção e manutenção de pulverizadores, uso de EPIs, treinamento de trabalhadores e outros procedimentos para garantir a segurança ambiental, dos trabalhadores e do produto final.

Felipe Corso, produtor de uvas em Antônio Prado, na Serra gaúcha, destaca positivamente sua participação no processo. Ele relata que, inicialmente, tinha receio das mudanças e da burocracia, mas ao se engajar e seguir as orientações percebeu que valeu a pena. “Organização nunca faz mal para ninguém”, conclui.

Prevê-se que, em abril, seis empresas e cooperativas e seus grupos de produtores, totalizando cerca de 200 propriedades rurais, obtenham suas cartas de conformidade, encerrando com sucesso essa primeira etapa e consolidando o local g.a.p como uma realidade no Brasil. A partir deste piloto, a expectativa é continuar com a parceria, apoiando o setor na implementação das boas práticas agrícolas para atender aos requisitos do protocolo localg.a.p em outros produtores de uva para processamento, garantindo a evolução da cadeia produtiva. “Assim, esperamos estabelecer padrões para uma produção agrícola sustentável, segura e de qualidade”, reforça Angélica Louvani Brandalise, gestora do projeto no Sebrae RS.

Sobre o Consevitis-RS O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

Leia também – Restaurante de chefs famosos em São Paulo usa tecnologia para evitar quebras de estoque e até gerir abertura de garrafas de vinhos

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Dia do Coquetel: Saboreie Receitas com Vinho

No dia 18 de maio é celebrado o Dia do Coquetel e o vinho pode…

Inscrições abertas: Workshops no 8º Festival Gastronômico de Atibaia

O 8º Festival Gastronômico de Atibaia está de volta, trazendo várias novidades neste ano! Além…

Logística reversa de vidro agora é monitorada em todo o Brasil

A Central de Custódia, empresa especializada em verificação de resultados da logística reversa de embalagens…

Decanter Wine Day 9ªedição

Prepare-se para a nona edição do Decanter Wine Day, um dos eventos mais prestigiados de…