Sommelier da Cantu indica vinhos para o verão

sommelier Gustavo Peroni da Cantu Importadora mostra que é possível associar o vinho com verão e não somente com o inverno, como estamos mais acostumados. Por isso, listou alguns rótulos para ajudar na escolha de vinhos durante o Verão.

“Os rosés harmonizam super bem com os pratos dessa época do ano. Aquela porçãozinha de peixe, uma comida japonesa ou uma boa salada com folhas e frutas cai muito bem com um rosé”, conta Gustavo. E para falar mais sobre esses vinhos vale saber sobre a elaboração, afinal, esse é um fator muito determinante para os estilos dos vinhos rosés.

Segundo o Sommelier Gustavo:

Os rosés são vinhos feitos a partir de uvas tintas (as vezes em blends com uvas brancas), mas com um curto período de contato do suco de uva com a casca, fazendo com que o líquido final seja bem mais claro do que um vinho tinto. Os principais aromas são da uva base utilizada, mas se mostram de uma forma bem mais sutil e com mais frescor. O especialista destaca que a uva utilizada para fabricação desses vinhos é colhida antes das que produzirão os tintos. “Isso porque a ideia é ter um fruto com mais acidez e delicadeza, produzindo assim um vinho com maior frescor e com menor teor alcóolico – mais um fator que deixam essas bebidas mais fáceis de serem consumidas no verão. Tudo que a gente precisa para um dia de calor”, comenta.

Susana Balbo Signature Rosé
Sugestões:

O Susana Balbo Signature Rosé, um dos mais pontuados rosés da Argentina, é extremamente delicado, ao estilo “a la Provence”. Juntamente com seus filhos, Susana criou este rosé distinto, aromático, fresco, mineral, cítrico e sedutor, elaborado a partir de Malbec e Pinot Noir.

Outra sugestão do sommelier Gustavo Peroni vem dos nossos vizinhos Hermanos, com o vinho da linha Crios, da Susana Balbo. Crios Rosé é um rosé feito 100% com a uva Malbec, que também já se mostrou uma queridinha entre os brasileiros. “Nesse vinho, a uva traz aromas de groselha e morangos com notas florais típicas da casta. Tem uma ótima acidez, além de uma boa estrutura, com corpo acima da média que a maioria dos rosés. É um vinho com excelente apelo gastronômico por todo o seu conjunto. Harmoniza bem com peixes grelhados, como o tambaqui, que tem bom teor de gordura, peixes da culinária japonesa, como atum, e legumes na manteiga”, explica.

Grey Rose

Recentemente, a Viña Ventisquero lançou no mercado mais um vinho premium, e dessa vez um perfil que carece de bons exemplares do Chile, o Grey Rose que combina as uvas Garnacha, Cariñena e Mataró. É uma bebida que já demonstrou todo o seu perfil altamente gastronômico. “De maior intensidade de fruta, fresco, untuoso, com corpo suficiente para harmonizar perfeitamente com uma feijoada ou alguns embutidos, mas sem perder a alma e perfil dos bons rosés que acompanharia facilmente frutos do mar, peixes grelhados, sushis, entre outros pratos graças a sua versatilidade nas harmonizações”, conta Gustavo.

Outro vinho super interessante que pode ser um verdadeiro coringa em uma roda de amigos nesta estação é o Bons Ventos Rosé, da vinícola portuguesa Casa Santos Lima. Os aromas de morangos e framboesas são intensos e nele temos um residual de açúcar um pouco mais alto, tornando-o um aliado para quem prefere bebidas com um perfil levemente adocicado sem perder a acidez que deixa o conjunto muito equilibrado. Combina com petiscos, entradinhas, patês variados e frituras com molho agridoce.

E para quem não abre mão dos clássicos, um vinho da região mais charmosa para rosés do mundo, Provence é a pedida certa no verão. O Chateau de Pourcieux é um típico francês. O vinho traz aromas de frutas vermelhas frescas escoltadas por uma nota cítrica de casca de laranja e nuances que lembram pêssegos maduros. Destaque para a acidez quase cortante, em um vinho delicado e elegante. É uma ótima  pedida para acompanhar vieiras frescas, mexilhões ao vinagrete, ou um ceviche.

“Vinhos rosés, independente da gastronomia, são ótimas opções para momentos descontraídos, tardes ensolaradas, e sobretudo para os dias de verão. É para escolher seu vinho e se divertir”, finaliza o especialista.

Os vinhos podem ser encontrados no site da Importadora Cantu ou também em outras distribuidoras como a Madame Du Vin e no Super Adega. Vamos que o verão já tá rolando!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vik Chile vence prêmio ‘South America’s Leading Wine Region Hotel’ pelo segundo ano consecutivo

O Vik Chile foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o renomado prêmio “South America’s…

Casa Chandon Garibaldi: O Refúgio dos Amantes de Espumantes

Localizada na pitoresca cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Casa Chandon é muito mais…

Em Brasília, Cooperativa Vinícola Garibaldi leva novidades à Expovitis

Brasília se prepara para receber um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas e profissionais da…

Prêmio Queijo Brasil

Em uma noite memorável em Blumenau (SC), ocorreu a entrega do Prêmio Queijo Brasil, um…