Comandada pelo premiado chef napolitano Rosário Tessier, a Trattoria da Rosário, local para quem busca o melhor da culinária italiana na capital, completa 20 anos este ano. Para comemorar a data, foi elaborado um menu harmonizado com os pratos clássicos e mais apreciados da casa, como: Gamberi Primavera, Filetto “Palio de Siena” Bismarck con Gnocchi, Controfiletto di Agnello, dentre outros.
O menu será servido em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa – onde o cliente poderá escolher a sequência de acordo com o que desejar. Além disso, cada um dos participantes poderá circular na casa com sua taça e degustar todos os rótulos – mais de 50 – que estarão disponíveis nas ilhas de parceiros como Del Maipo, Mistral, Wine Brands, Casa Valduga, Videira Vinhos, Más Vino, Enoteca Decanter, WINE 7 , Vinhos SA e Due Vinhos. Bebidas como água, refrigerantes, chá e café também estão incluídos. Para animar o momento, a atração musical ficará por conta da talentosa Ana Lélia.
A celebração acontece no dia 10 de agosto, a partir de 19:30 para convidados. No entanto, de 11 a 13 de agosto o menu especial estará disponível para todos os interessados. O investimento é de R$249,00 por pessoa.
Cliente em primeiro lugar
O diferencial da casa é a sensação de acolhimento e a gentileza com todos os clientes. Outro destaque é a presença do chef nos salões, sempre checando pessoalmente a satisfação dos frequentadores. A grande estrela é, sem dúvidas, a comida – que transporta os comensais diretamente para a Itália. O menu é clássico, bem elaborado e traz muitas referências napolitanas. No entanto, passeia por várias regiões agregando frutos do mar, caças e massas.
Mas, como diz o chef, ninguém faz nada sozinho. A equipe afinada é que dá a liga necessária para que tudo ande da forma certa. O atendimento é impecável e os garçons prestativos que estão sempre aptos a informar todos os itens do cardápio e as harmonizações perfeitas, tudo sob o atento olhar de Tessier.
Trattoria da Rosario – Uma história de comprometimento e sucesso
O sonho de ter seu próprio restaurante se realizou em 21 de abril de 2002, quando abriu as portas da Trattoria da Rosário, que logo se tornou um conceito de excelência da gastronomia italiana. A casa é a realização do napolitano que, em 1994, chegou à Brasília à convite do empresário português Antônio Alves para assumir temporariamente a cozinha do GAF e aqui fixou residência. Conseguiu com muito trabalho transformar seu restaurante em um dos mais renomados e frequentado por personalidades influentes da política e da alta sociedade da capital federal. Quem vê a casa hoje, com reservas esgotadas quase diariamente, não imagina o início de grandes dificuldades e trabalho árduo do chef Rosário, que agora celebra os 20 anos de história.
O sucesso do seu restaurante está ligado intrinsecamente à qualidade dos produtos e matéria prima que utiliza na elaboração dos pratos, garante Tessier, que supervisiona diariamente todos os produtos utilizados na cozinha, que na sua maioria são importados.
Além disso, o chef prioriza a compra de insumos locais, garantindo matérias frescas e de origem confiável. “Mas, isso não é tudo. Além de produtos de alta qualidade, o atendimento é primordial, pois atenção e cortesia fazem parte do nosso lema”, afirma. “São valores fundamentais para que nossos clientes se sintam em sua própria casa”, completa o chef
O começo
Rosário passou toda infância e adolescência na pequena Collina dei Camaldoli, em Nápoles. Aos 15 anos o jovem Tessier já trabalhava no Ristorante La Contessa, próximo à sua casa. Com essa pequena experiencia, e já fisgado pela gastronomia, em 1978, o jovem Tessier saiu de Nápoles para trabalhar no norte da Itália, passando por diversos restaurantes da Europa.
Ganhou experiência em locais como Rimini, Ilha de Elba, Toscana e Emilia Romagna onde atuou por 10 anos. De lá, foi convidado para trabalhar em restaurantes estrelados na Inglaterra e Espanha. A vinda ao Brasil, aconteceu por meio do convite do amigo de juventude, Maurizio Ruggero, empresário do ramo do turismo, que havia comprado o restaurante Enotria, à época, muito badalado em Copacabana e que pertencia a Danio Braga. O restaurante mudou de nome passando a se chamar Vin Santo, já sob o comando Tessier. No Rio de Janeiro prestou consultoria para o renomado restaurante do Sheraton, onde obteve grande reconhecimento pelo requintado hotel.
No Sheraton conheceu o empresário português Antonio Alves que o convidou para assumir a cozinha GAF. O convite era temporário, mas em 1994, quando desembarcou na capital do país com status de grande chef, passou a atuar nos restaurantes mais sofisticados da cidade e aqui criou raízes. Além do GAF, inaugurou o Bocca della Veritá, passou pelo Parthenopea, Trastevere e por último o I Maestri. Trabalhando arduamente, nunca perdeu a oportunidade de adquirir conhecimentos e acumular experiências, que hoje lhe conferem o título de um dos mais reconhecidos chefs do segmento no Brasil.
Colecionador de Prêmios
Atualmente a Trattoria da Rosario possui títulos dos mais importantes veículos especializados em gastronomia, sendo vencedor de todos os prêmios de Melhor Italiano da VEJA Brasília “Comer & Beber” de 2004 até 2013, títulos do Guia Quatro Rodas de Melhor Restaurante Italiano nos anos de 2012 e 2014 e Revista Gula. Recebeu prêmios em diversas edições da Revista Encontro Gastrô , como Mlehor Restaurante Italiano, e por último Melhor Restaurante da Capital. Para consagrar o sucesso da casa, Tessier recebeu no Consulado da Itália, em São Paulo o certificado Ospitalità Italiana — Ristoranti Italiani nel Mondo, concedido pelos ministérios da Cultura, Turismo, Relações Exteriores e da Política Agrícola da Itália, como reconhecimento aos estabelecimentos que promovem de forma autentica e com extrema qualidade a gastronomia daquele país.
Filiado da FIC – Federazioni Italiana di Cuochi, recebeu, em 2021, a Medalha Master Chef – título de reconhecimento pela instituição internacional aos profissionais que atuam por mais de 25 anos e respeitam as tradições da culinária italiana pelo mundo. No mesmo ano, Rosario Tessier foi agraciado com a Medalha Mérito Buriti, entregue em solenidade pelo governador do DF.