Muita gente me pede indicação de vinhos para casamento. Por isso, decidi escrever sobre o assunto aqui no blog tentando relacionar qualidade a bom preço. Vou começar com duas dicas de espumantes: um nacional (pois temos espumantes brasileiros ma-ra-vi-lho-sos nas prateleiras de nossas lojas especializadas e até de alguns mercados) e um francês – que sempre costumo sugerir para os amigos mais próximos.
Espumante Prosecco Brut – Um dos nacionais que acredito ser bem interessante para ser servido em festas de casamento é o Espumante Prosecco Natural Brut da Casa Perini, elaborado 100% com uvas Prosseco. Esse espumante é delicioso, bem fresco, equilibrado, não amarga no final, possui toques cítricos e, apesar de ser Brut, possui um leve dulçor que não incomoda. Na verdade, essa pequena sensação adocicada que deixa ao final de cada gole é o que o faz um coringa nas festas, pois costuma agradar o paladar tanto dos amantes dos vinhos secos, como dos que preferem “uma bebidinha mais doce”. Um detalhe interessante: no mesmo dia que eu estava fazendo este post foi divulgado o resultado do Concours Mondial Bruxelles 2015, realizado no Brasil, e esse espumante ganhou medalha de ouro!!! Confira aqui.
Cada garrafa desse espumante, que é produzido pelo método Charmat (em tanques de inox), custa em média R$3o. A Perini vende seus produtos no próprio site da empresa ou por meio de representantes em diversos estados do Brasil.
Vin Mousseux Veuve D’Argent Blanc des Blancs Brut – Outro espumante que acho perfeito para casamentos é esse francês produzido na Borgonha com as uvas Ugni Blanc, Colombard e Chardonnay. Ele é fresco com notas de maçã e pêra, e, ao mesmo tempo, possui uma leve cremosidade – bem interessante por sinal. Ele é vendido também na versão Demi-Sec, mas, confesso que achei o Brut mais indicado para ocasiões festivas, justamente por possuir um finalzinho doce sem ser enjoativo, o que consequentemente pode agradar a vários paladares. Esse espumante é importado e vendido pela Wine.com no própria site da empresa e custa R$39.
Dica de Harmonização – Como os dois espumantes são leves, é recomendado que sejam servidos no início do evento, como Welcome Drinks. Também são perfeitos para para acompanharem coquetéis ou, até mesmo, para serem harmonizados com refeições leves como sushi, sashimi, salada de frango ou pratos elaborados com frutos do mar, ok? Deixe as carnes e as massas para serem apreciadas com vinhos tintos! Em breve, também vou sugerir alguns desses vinhos para sua festa.