Viagem Enogastronômica a Itália com o barista Antonello Monardo

FullSizeRender
Pappa al Pomodoro e uma taça de Chianti Clássico – Comida simples e acidez marcam a enogastronomia italiana.

De modo geral, podemos falar que a simplicidade da comida e a acidez acentuada dos vinhos são marca registrada da culinária italiana, mas de Norte ao Sul do País são tantas as peculiaridades encontradas em cada prato e taça que só mesmo uma viagem enogastronômica às regiões italianas para descobrir tantos detalhes. Pensando nisso, o italiano Antonello Monardo, renomado barista da Capital Federal e proprietário da Parlando Italiano…cantando, mangiando, viaggiando…, organiza roteiros diferenciados para proporcionar aos brasileiros a possibilidade de conhecerem de perto a realidade da culinária, dos vinhos e da cultura da sua terra natal.

FullSizeRender-7-640x579
Eu, ao lado de Antonello Monardo – Renomado barista e grande divulgador da enogastronomia e da cultura italiana no Brasil

Valorização da Regionalidade – O próximo tour, inclusive, já tem data, roteiro e muitos interessados. Apesar de ser a 11ª viagem organizada por Antonello, vai ser a primeira a abranger praticamente toda Itália em quase 15 dias. Prevista para acontecer no período de 9 a 24 de outubro, irá incluir visitas a sete regiões do Norte ao Sul da Itália (Vêneto, Friuli, Lombardia, Piemonte, Toscana, Puglia e Sicília), além de passeio em nove vinícolas da Zonin – grupo que reúne renomadas marcas e cujos vinhos são reconhecidos mundialmente por resgatarem as produções regionais com uvas autóctones, isto é, com uvas originárias do local. Entre as vinícolas estão: Castelo D’ Albolla, Castello del Poggio e Feudo Principi di Butera.

Castello D'Albola na Toscana - uma das nove vinícolas que serão visitadas durante o Tour
Castello D’Albola na Toscana – uma das nove vinícolas que serão visitadas durante o Tour Enogastronômico em outubro

Dá só uma olhadinha nesse vídeo da Casa Vinícola Zonin para você ter uma ideia dos locais maravilhosos que vão ser visitados durante o Tour Gastronômico em outubro…

https://youtu.be/Gh67G1Ubgz0

Roteiro Especial – Na programação do próximo tour que, diga-se de passagem, foge completamente aos roteiros convencionais, estão previstos: mini curso de degustação com o sommelier italiano Gabrielle Rappo; visita ao maior vinhedo do Norte da Itália; degustação de vinhos harmonizados com queijos regionais;  jantar  no restaurante do mais famoso açougueiro do mundo; degustação do primeiro vinho italiano a obter o selo DOC;  visita ao mais bonito quilômetro da Itália, degustação de chocolates e muito mais. Confira mais detalhes no site.

FullSizeRender (3)

san_gimignano-panorama
Dentre as atividades, está prevista a degustação do primeiro vinho italiano a obter o selo DOC –  Vernaccia de San Gimignano

Jantar de Apresentação – Em caráter especial, a Parlando Italiano recebeu algumas pessoas no restaurante Dom Durica do Clube da Associação dos Servidores do Senado Federal (local super aconchegante e com uma vista linda do Lago Paranoápara apresentar oficialmente o roteiro Tour da Itália Enogastronômica. O Ministro Conselheiro da Embaixada da Itália Filippo La Rosa participou do evento e, a convite de Antonello Monardo, fez uma pequena apresentação sobre “a arte do improviso e da simplicidade das receitas italianas”. O jantar da noite preparado pela Chef Angela Matias, sócia-proprietária do Don Durica, mesclou pratos típicos da Toscana e da Puglia harmonizados com vinhos de todas as regiões e vinícolas que serão visitadas durante o Tour em outubro.

FullSizeRender-2-640x480
Apresentação do Tour Enogastronômico a Itália. Eu ladeada por Antonello Monardo (à esq.) e pelo Ministro Conselheiro da Embaixada da Itália Filippo La Rosa
O jantar mesclou pratos da Toscana e da Puglia e vinhos de todas as regiões que serão visitadas
O jantar mesclou pratos da Toscana e da Puglia e vinhos de todas as regiões que serão visitadas. Na foto um prato típico da Toscana – Penne com linguiça artesanal fresca.

Jantares Temáticos – Para os que querem conhecer um pouco mais da Enogastronomia Italiana sem sair de Brasília, a grande dica é participar do evento “Jantares Regionais Italianos”, organizado pela “Parlando Italiano, …cantando, mangiando, viaggiando… “. Serão cinco jantares com harmonização de comida e vinhos das regiões italianas que vão ser visitadas durante o passeio em outubro. Os jantares vão ser realizados, semanalmente, a partir do dia 10 de agosto, às 19h30, no restaurante Dom Durica da Assefe. O valor de cada jantar com vinhos é R$ 180,00 por pessoa. Angela Matias assina o cardápio. Os vinhos serão os deliciosos exemplares do Grupo Zonin.

Angela Matias e Antonello Monardo
Angela Matias, sócia-proprietária do Don Durica, e Antonello Monardo – Jantares Regionais Italianos em Brasília (Foto – Humberto Matias)

11794555_10206456403423987_7265504975958005704_o

Durante o Jantar Regional serão servidos vinhos
Vinhos do Grupo Zonin acompanharão os jantares regionais temáticos

Informações da viagem e do jantar pelo telefone 9971.7349 ou pelo email: antonello@monardo.com.br

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Destaques do Dia do Vinho

Depois de conquistar o público brasiliense com bons vinhos, alta gastronomia e sofisticação, o Dia…

Explorando o Alentejo através dos Vinhos da Herdade do Peso

Participei de uma empolgante degustação organizada pela Zahil, destacando os prestigiados vinhos da Herdade do…

Descobrindo os tesouros da Vinícola Barbanera

Participei de uma degustação no restaurante Piselli, organizada pela Del Maipo importadora, para apresentar cinco…

Porto a Porto promove almoço harmonizado com vinhos da linha VOGA Itália

Participei de um evento memorável organizado pela Porto a Porto, onde tive a oportunidade de…