Vinhos da Serra Gaúcha no Rio de Janeiro

Vinícolas da região da Serra Gaúcha marcam presença em dois eventos no Rio de Janeiro neste mês de maio: o Hyatt Wine Club, em 23 de maio, e o 1º Encontro de Vinhos Brasileiros em Teresópolis, em 25 de maio. A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, que reúne vinícolas dos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, leva mais de 120 rótulos de vinhos finos da Região dos Altos Montes para apresentação no Rio de Janeiro.

O presidente da Associação, Felipe Bebber, destaca a importância desses eventos em meio ao momento difícil enfrentado pelo Rio Grande do Sul devido às enchentes, ressaltando a oportunidade de demonstrar a qualidade dos vinhos da região e promover sua resiliência.

No Hyatt Wine Club, que acontecerá no Grand Hyatt Rio de Janeiro, participarão 15 vinícolas da Região dos Altos Montes, apresentando seus produtos aos amantes de vinhos finos. Já o 1º Encontro de Vinhos Brasileiros, em Teresópolis, será uma experiência enriquecedora para os apreciadores de vinho, proporcionando a oportunidade de degustar, comprar e conversar com os produtores e enólogos sobre o processo de elaboração dos produtos.

A Região dos Altos Montes, localizada na Serra Gaúcha, oferece uma experiência completa para os turistas, destacando-se pela gastronomia, cultura, conhecimento e lazer. Com 19 vinícolas associadas, a região busca promover a certificação de origem, divulgação e comercialização de vinhos finos, além de estimular o potencial enoturístico por meio do roteiro da Região dos Altos Montes.

Desde 2020, os produtos das vinícolas associadas carregam o selo de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes, evidenciando a qualidade e características únicas dos vinhos da região, proporcionadas pelas condições do terroir. Com paisagens exuberantes, altitudes entre 600 e 885 metros e uma amplitude térmica significativa, a região é um destino encantador para os amantes do enoturismo.

Atualmente, além das 19 vinícolas, outros 15 estabelecimentos turísticos fazem parte da Associação, proporcionando uma ampla variedade de opções para os visitantes desfrutarem de toda a beleza e sabor da Região dos Altos Montes.

Leia também – A experiência e as lembranças são as bases do enoturismo

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Porto a Porto promove almoço harmonizado com vinhos da linha VOGA Itália

Participei de um evento memorável organizado pela Porto a Porto, onde tive a oportunidade de…

Curso Básico de Vinhos Nível 1 Intensivo de Férias

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABSDF) acaba de anunciar o Curso Básico…

Evento destaca reforma tributária e apoio ao empreendedorismo

Na noite desta terça-feira (11), diversas lideranças do setor produtivo e autoridades públicas participaram da…

Rótulos Inovadores e Novas Regulamentações da União Europeia

Nos últimos anos, os rótulos de produtos, especialmente no setor de vinhos e espumantes, têm…