Ao visitar Gramado (RS) este ano, tive a oportunidade de conhecer a Vinícola Ravanello, um local maravilhoso que além de vinhedos e de moderno maquinário para produção de vinhos, possui espaço para eventos, lago e até pomar com plantação de mirtilo, amora, kiwi, alcachofra e physalis, que proporciona uma incrível atmosfera europeia ao lugar.
Quando cheguei à vinícola, tive uma grata surpresa. Fui recebida por Normélio Ravanello, o proprietário e idealizador do empreendimento, que me guiou durante toda a visita. Ele me contou que a empresa é resultado de um sonho que o acompanhava desde jovem, quando ainda auxiliava a família em atividades vitivinícolas (de uva e de vinho) em Antonio Prado (RS). Executivo aposentado da área de engenharia, Normélio adquiriu a propriedade em 1987, mas começou efetivamente a trabalhar no local em 2005. Em 2008 e 2009, realizou as primeiras vinificações experimentais com o acompanhamento dos melhores profissionais da Embrapa. Somente em 2010, deu início a comercialização dos vinhos Ravanello.
Tecnologia aliada a fatores geográficos – Hoje em dia, com o auxílio da tecnologia, produzir vinhos nos mais diversos locais ficou muito mais fácil. Mas, o dono da Ravanello garante que não é só a tecnologia que o ajuda a produzir bons vinhos em Gramado. Ele explica que a localização da vinícola – a 800 metros de altitude, nas encostas da Serra Continental – e a amplitude térmica do local – com dias de sol e noites frescas – favorecem a produção das uvas. Ao todo são 2,5 hectares de vinhedos, com plantação de Merlot, Chardonnay e Cabernet Sauvignon. Mas a produção da Ravanello vai além. Seguindo orientações da consultoria técnica que recebe da Embrapa e do enólogo da empresa, a vinícola também elabora vinhos com uvas de outras cepas, como a Teroldego e a Tempranillo, provenientes de importantes áreas de cultivo localizadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Processo de elaboração – Já visitei várias vinícolas, mas a Ravanello me chamou a atenção pela organização, limpeza e modernidade. Quem conhece o local, se encanta. Até um mini laboratório existe na vinícola, que conta também com equipamentos de ponta para auxiliarem na produção de vinhos de qualidade.
Degustação – Ao final da visita, o momento especial: a degustação. Na Ravanello existem três tipos de vinhos: Prestígio da Casa, produzidos com uvas próprias; Regiões Emblemáticas, elaborados com uvas provenientes de outras importantes áreas de cultivo e Melhores Misturas, que são resultado da mescla de vinhos de pelo menos duas regiões diferentes.
A produção anual da Ravanello é de 50 mil garrafas por ano – 80% tinto, 12% espumante e 8% branco. Por enquanto os vinhos são comercializados apenas pela Internet, pelo site da Ravanello, ou diretamente no local.
Visitas – quem for a Gramado, não pode perder a oportunidade de conhecer a Vinícola Ravanello. As visitas são gratuitas e acontecem de segunda a sábado às 10, 11, 14, 15 e 16 horas. O agendamento pode ser feito pelo telefone (54)9668 6400.
Mais fotos da visita à Vinícola Ravanello na página do Blog Vinho Tinto no Flickr.