A consultoria inglesa Wine Intelligence divulga, pelo quarto ano, sua lista de Global Wine Brand Power, seu índice de Poder da Marca de Vinho Global, combase no feedback de mais de 25 mil consumidores de vinho em 25 mercados. Mesmo com a Covid e toda a mudança que gerou no consumo do vinho, o relatório apresentado mostrou que os dois primeiros lugares permanecem os mesmos, com Yellow Tail (australiana) e Casillero del Diablo (chilena) na frente. No entanto, as duas marcas, apesar de estarem novamente nos dois primeiros lugares, apresentaram pontuações de índice mais baixas que nos anos anteriores,
É possível que, uma vez que a situação do mercado seja restaurada no cenário pós-pandemia, essas pontuações se recuperem. No entanto, a situação representa um desafio real neste momento.
Em 2021, as mudanças mais notáveis são as da marca chilena Santa Carolina, que subiu três posições para ficar com um lugar entre os 10 primeiros pela primeira vez; da espanhola Torres, que salta cinco lugares para 10º, tendo entrado no top 15 pela primeira vez em 2020; e da Campo Viejo, também espanhola, que surge no top 15 pela primeira vez. Ou seja, o índice mantém 14 dos 15 membros em relação ao ano anterior, com a única mudança.
Confira as 15 marcas mais poderosas de 2021:
1º Yellow Tail (Austrália)
2º Casillero del Diablo (Chile)
3º Jacob’s Creek (Australia)
4º Gallo (EUA)
5º Barefoot (EUA)
6º Gato Negro (Chile)
7º J.P. Chenet (França)
8º Mouton Cadet (França)
9º Santa Carolina (Chile)
10º Torres (Espanha)
11º Lindeman’s (Austrália)
12º Frontera (Chile)
13º Beringer (EUA)
14º Robert Mondavi (EUA)
15º Campo Viejo (Espanha)
Fonte: Revista Adega
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