Winebar com vinhos da Borgonha exclusivo da Chez France

img_1637-1
Winebar com vinhos da Borgonha

No dia 14 de setembro participei de mais uma “degustação on-line” de vinhos. Isso mesmo, on-line! Na verdade, trata-se do projeto winebar, que funciona assim: cada mês um tema é escolhido, enófilos e blogueiros de todo o Brasil recebem as mesmas garrafas de vinho de um produtor específico para degustarem em conjunto, via web, em data pré-definida. O melhor é que o Daniel Perches, um dos coordenadores do projeto, entrevista o produtor ou distribuidor dos vinhos analisados e, em tempo real, todos tiram dúvidas sobre o produto. Esse mês, o entrevistado foi o produtor francês Jean- Pierre Nié, que apresentou seus vinhos produzidos na Borgonha.

Vinhos

Os vinhos degustados são trazidos com exclusividade pela Chez France, que trabalha apenas com vinhos de terroirs franceses. O primeiro a ser degustado durante o Winebar foi o branco Maurice Lecestre Petit Chablis 2015. Possui notas cítricas, toques minerais e florais. É um vinho leve e refrescante que acompanha muito bem aperitivos, peixes e saladas. Vale lembrar que Chablis é a terra dos melhores Chardonnays do mundo e seus solos, chamados Kimmeridgian, tem origem que remonta ao período Jurássico. De toda forma, como o vinho degustado foi um Petit Chablis, é o mais simples da “categoria” Chablis, e, portanto, deve ser consumido ainda jovem.

O segundo vinho foi um tinto feito com casta Gamay. O Maison Jaffelin Côteaux Bourguignons 2014. O vinho é bem leve, tem média persistência, bem equilibrado e muito bom de agradar. Também é indicado para harmonizar com aperitivos, queijos e até peixes. A Jaffelin apostou nesse Gamay como vinho de entrada e o resultado foi muito bom. Ao contrário, do que acontece em Beaujolais, ao sul da Borgonha, onde são produzidos os famosos Beaujolais e Beaujolais Nouveaux a partir da Gamay vinificado por maceração carbônica, o vinho apreciado foi feito pela vinificação tradicional. O resultado foi um vinho com menos aroma de banana e mais frutas vermelhas e também com mais corpo que os beaujolais simples.

Sobre a entrevista

Quem quiser acompanhar a entrevista com o francês Jean-Pierre Nié pode acessar o link aqui.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…