Às vésperas de completar 50 anos no Brasil, a Vinícola Almadén inaugura o Roteiro Enoturístico Almadén, em Santana do Livramento – na Campanha Gaúcha. Sem dúvidas, um novo atrativo que vai acelerar o desenvolvimento do turismo na região, já consolidada como uma das principais produtoras de vinhos finos brasileiros. O investimento da Miolo Wine Group é de R$ 3 milhões com a geração inicial de 30 novos empregos diretos e uma expectativa de atrair 100 mil visitantes por ano. O grande diferencial é a loja franca de vinhos, o primeiro free shop de vinhos do Brasil em uma vinícola, com exposição e venda dos 120 rótulos do Grupo Miolo.
Aberto para degustar a vida, seguindo o novo conceito da marca, o complexo une história, cultura e inovação num roteiro aproximado de 1 hora, que começa pelo Museu Semente, passando pelo deck panorâmico no vinhedo e pela passarela na cantina até chegar à degustação e, por fim, ao Free Shop. A primeira loja franca de vinhos do Brasil em uma vinícola chega oferecendo aos consumidores todo o portfólio do grupo com preços mais baixos em razão de estarem livres de impostos. A redução chega a aproximadamente 30%. Além do preço, a praticidade de poder comprar rótulos de todas as marcas do grupo em um único lugar é uma das vantagens. O diretor superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, explica que este projeto expande o negócio de experiência com o consumidor final. “Nosso objetivo é transformar este roteiro no sucesso que é o enoturismo no Vale dos Vinhedos”, ressalta. Para Adriano Miolo, tornar realidade mais este projeto traz o sentimento de dever cumprido e faz reviver tudo o que aconteceu no Vale dos Vinhedos e no Vale do São Francisco nas últimas duas décadas. “Temos um patrimônio histórico nas mãos. Preservar e compartilhar é nosso dever”, destaca.
Ainda mais brasileira, a Almadén tem orgulho de preservar os vinhedos de uvas viníferas mais antigos do Brasil, aplicando seu pioneirismo em enoturismo no fomento à Campanha Gaúcha, região que ostenta a Indicação de Procedência desde 2021. A Almadén, primeira marca a certificar seus vinhos com a IP Campanha Gaúcha, é a vinícola que tem mais vinhos certificados.
Nos trilhos do desenvolvimento, a região ganhará ainda mais velocidade com o Trem do Pampa, que deverá entrar em funcionamento até 2023. Serão 20 km, da Estação de Santana do Livramento até a Estação de Palomas. Operado pela Giordani Turismo, o passeio terá parada para visitação e degustação na Vinícola Almadén.
O novo roteiro
O que? Visita Almadén
Onde? Estrada Municipal Livramento – Passo da Cruz – Santana do Livramento
Horário de visitação: Diariamente, de hora em hora, das 9h às 12h30min e das 13h30min às 15h30min
Horário do free shop: De segunda a sábado, das 8h30min às 17h. Domingos, das 10h às 16h45min
Valor: R$ 25 (taça cortesia)
Reservas: (55) 9 9687.2978 | 9 9708.2461 ou visitaalmaden@miolo.com.br
Linha do Tempo Almadén no Brasil
Século XIX – 1ª Vinícola Comercial da Califórnia – EUA.
1972 – Parceria entre a Universidade da Califórnia (Davis) e a Universidade Federal de Santa Maria – estudo que identificou a região da Campanha Gaúcha como uma das mais promissoras do Hemisfério Sul (Famoso paralelo 31).
1973 – Chegada da Vinícola Almadén no Brasil.
1974 – Importação das mudas da Califórnia.
1976 – Início do plantio do vinhedo Almadén em Santana do Livramento (Julgamento de Paris).
1980 – Construção da Vinícola Almadén.
1982 – Lançamento dos primeiros vinhos Almadén.
1986 – Marca assume a liderança no mercado brasileiro.
1993 – Lançamento no mercado brasileiro dos primeiros varietais finos com a marca Almadén.
2009 – Miolo adquire marca Almadén fazendo reformulação de vinhedos e rótulos e apresentação dos produtos.
2011 – Introdução da colheita mecânica, pioneira no país.
2020 – 100% dos vinhos da marca são veganos.
2021 – Conquista da IP Campanha Gaúcha.
2022 – Inauguração do Complexo Enoturístico Almadén com abertura do 1º Free Shop de Vinhos do Brasil em vinícola
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