Altos Montes: vinhos em destaque no livro 101 Vinhos Brasileiros

A mais recente versão do livro “101 Vinhos Brasileiros” está agora disponível nas lojas especializadas, com foco especial naqueles envolvidos na produção da bebida. O autor, Michael Waller, destaca que a obra visa promover a cultura do vinho, com ênfase na produção nacional. Este é o sétimo título do autor, que lidera as vendas na categoria “livros de bebidas” da Amazon desde o lançamento da primeira edição em 2021.

O destaque desta edição é a representatividade significativa dos vinhos da Região dos Altos Montes. O livro apresenta 14 rótulos produzidos por vinícolas associadas à Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, incluindo nomes como Caetano Vicentino, Cantina Gelain, Casa Venturini, Cave de Angelina, Bebber, Boscato, Fabian, Família Veadrigo, Luiz Argenta, Marzarotto, Mioranza, Panizzon, Terrasul e Viapiana.

A pesquisa para o livro começou no início de 2022, e ao longo de 18 meses, Waller revisitou rótulos e regiões vinícolas presentes na obra anterior, além de incluir novas descobertas. O autor expressa o desejo de despertar no leitor a sede de conhecimento sobre vinho, incentivando experiências gastronômicas e enoturísticas.

Michael Waller, foto: divulgação
Michael Waller, foto: divulgação

As mudanças nesta edição foram influenciadas pelo feedback dos leitores ao longo dos últimos dois anos. Waller buscou atender à diversidade de estilos de vinhos e vinícolas, conforme solicitado pelo público. A nova edição, intitulada “101 Vinhos Brasileiros – Edição 101 Produtores,” também aborda novidades e tendências na indústria vitivinícola, incluindo complexos recém-inaugurados e rótulos recém-lançados.

Além disso, o autor compartilha os resultados da 1º Grande Degustação 101 Vinhos Brasileiros, um evento inédito no país. Neste evento, 60 vinhos brasileiros de alta qualidade foram avaliados às cegas por 10 degustadores, proporcionando conhecimento sobre os produtos e preferências de consumo.

O livro está disponível nas principais lojas online e também pode ser adquirido no site oficial www.101vinhosbrasileiros.com.br. Waller destaca que esta edição é a mais extensa em páginas e tempo de pesquisa, apresentando mais produtores, histórias de vinhos, fotos e dicas de harmonizações. O autor atribui o sucesso das edições anteriores ao crescente interesse e paixão pelo vinho brasileiro em todo o país.

Sobre o lançamento:

O lançamento oficial do livro é no dia 5 de dezembro às 19h, na livraria A Página, no Shopping Praia de Belas (Av. Praia de Belas, 1181), em Porto Alegre. No evento, Michael, além de autografar a edição, vai compartilhar vinhos brasileiros de sua adega particular – todos produzidos por vinícolas destacadas na nova obra.

Sobre o autor: 

Michael lançou seu primeiro livro em 2012, mas sua produção destinada exclusivamente aos vinhos inicia em 2020, com o título Vinho do Novo Mundo: conhecimento para beber melhor. No ano seguinte publicou 101 Vinhos Brasileiros. Em 2022, Waller escreveu o livro Vinho dos Altos Montes. Vinho Brasileiro de Qualidade. A nova obra, 101 Vinhos Brasileiros – Edição 101 Produtores, é o sétimo livro do autor. Michael também é colunista em três diferentes rádios, produzindo conteúdo semanal para a BandNews FM (RS), São Paulo FM (SP) e Princesa FM (BA).

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…