Notas de Vinho por Etienne Carvalho – Ed.23

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho semanalmente nesta coluna.

Gran Enemigo e Seña entre os 10 melhores do mundo

Um vinho argentino e um chileno ficaram entre os 10 melhores vinhos de 2023 na lista do respeitado crítico James Suckling. Em segundo lugar, ficou o Gran Enemigo Malbec 2019 produzido em Gualtallary. Em terceito lugar, o chileno Seña, do Vale de Aconcágua. Na lista dos 10 melhores também apareceram os europeus Chateau Figeac St. Emilion, Brunello di Montalcino Giovanni Neri e o champanhe Laurent Perrier Grande Cuvée n.26, que ficou em primeiro lugar. Clique aqui para acessar toda a lista.

Wine Fair 2023 nesta quinta

Acontece nesta quinta-feira, dia 23.10, a Wine Fair 2023, uma das feiras de vinho mais badaladas de Brasília. São mais de 300 rótulos de 15 países disponíveis para consumo e venda. O evento, que também contará com buffet de frios, acontece das 19h às 22h30 no Salão da Ascade no Setor de Clubes Trecho 2. Os ingressos estão sendo vendidos no Sympla por R$240,00 + taxa.

Melhor Sommelier do Alentejo no Brasil

Seis sommeliers brasileiros estão em Portugal para participar das provas finais do Concurso Melhor Sommelier do Alentejo no Brasil 2023. O evento teve início dia 20 e segue até 24.11, quando será divulgado o vencedor, em Évora. O evento é uma iniciativa é da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana,
Os finalistas são: Bruno Margulhano (SC), representante da Florence Vinhos; Diego Arrebola (SP), consultor e sócio da Arya Wines; Marcus Vinicius Mezadri (ES), professor de certificações internacionais pela ISG e proprietário da Theu Vinho; Pedro Barcellos (RJ), professor na ABS-RJ; Vinicius Conde (SP), diretor estadual da Sommelier School; Vinicius Santiago (RS), Dip WSet, professor e diretor na ABS-RS. Com esse time, estamos bem representados. Boa sorte a todos!

Concurso CNA Vinhos e Espumantes – reta final

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, no dia 11.11 no Casa Park, em Brasília, a etapa do júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal para escolher os melhores vinhos e espumantes de pequenos e médios produtores o país. Os visitantes experimentaram 20 rótulos nacionais, divididos em quatro categorias. As amostras finalistas do concurso são do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco. A última etapa do concurso é a análise das histórias dos vinhos, quando o produtor descreverá o processo produtivo utilizado na produção, as tradições e as regionalidades. A revelação dos ganhadores e entrega dos prêmios acontece dia 7.12 em um evento em Bento Gonçalves-RS.

Prêmio CNA Brasil Artesanal - Casa Park
Prêmio CNA Brasil Artesanal – Casa Park

Expansão da Wine C

A Wine C, coordenada por Lara Torres, está expandindo seus negócios. Apesar de a empresa de vinhos fazer entregas em todo país, em 2024 vai contar com representação in loco em mais duas cidades – Goiânia (GO) e Trancoso (BA). Fundada em 2019 e focada inicialmente em cursos e workshops enogastronômicos a empresa seguiu naturalmente para o ramo das vendas e hoje conta com uma vasta carteira de clientes fiéis à marca. Sucesso!

Boa Ação

No próximo 23.11, quinta-feira,  o restaurante Lucca, em conjunto com o Hotel Brasil 21 Suítes e o Complexo Brasil 21, promove um jantar beneficente em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer infantojuvenil. O convite tem o valor de R$120 e pode ser adquirido clicando aqui.  O menu será um rodízio de Galeto, Steak e tilápia à milanesa com acompanhamentos. Água, refrigerante e suco estão incluídos. Todo valor arrecadado será repassado à Abrace – Associação de Assistência às Familias de Crianças Portadoras de Câncer.

Menu Restaurante Lucca
Menu Restaurante Lucca

Workshop Noções Básicas de Charuto

No dia 30 de novembro acontecerá um Workshop de Noções Básicas de Charuto. O evento é uma iniciativa da ABS-DF em parceria com a Puro World Club e acontecerá a partir das 19h na Más Vino, na 306 Sul. Quem vai ministrar o workshop é Etiene Carvalho, sommelier de charutos pela IASC, embaixadora Puro World Club e Diretora de Mídias da ABS-DF. A matrícula no evento dá direito a um charuto dominicano, um maçarico e um cortador, além de doses de três vinhos diferentes para serem degustados com charuto durante o evento. Mais informações aqui.

Presentes de Natal

Se você quer presentear pessoas que apreciam vinhos e ou charutos, a dica são os acessórios vendidos pela @winethings.bolsapravinho. Coolers térmicos, Wine Bags variadas, saca-rolhas, charuteiras e muito mais. E tudo isso personalizado! Aproveite as promoções de Black Friday e garanta os presentes de final de ano. Quem está por trás da marca é a simpática Anahides Bucas, amante de vinhos e charutos, claro!

 Winebag termica com 4 lugares - Wine Things
Winebag termica com 4 lugares – Wine Things

Três dias de Vinho no Lago

Tem Vinho no Lago nos dias 24, 25 e 26.11. O evento acontece no Shopping Pier 21 e terá entrada gratuita. O horário será sempre de 12h às 22h. Haverá mais de 200 rótulos de vinhos para degustação. A novidade é a participação da Puro World Club, clube de charutos, que vai participar do evento vendendo seus Puros Hand Made, vários kits de Natal e associações do Clube. Participe!

A Jornada do Gerente de Restaurante

Renato Neves, que foi eleito o melhor sommelier do Brasil em 2021, e é professor da Le Cordon Bleu Brasil, irá lançar no próximo dia 23.11 o livro “A Jornada do Gerente de Restaurante – Lições Práticas de Gestão”. A publicação será lançada durante a renou mada Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro. Mais informações clique aqui. Parabéns Renato por mais essa conquista!

Sommelier Renato Neves
Sommelier Renato Neves

Notas de Vinho por  Etiene Carvalho – Todas as terças-feiras no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…