
Milhares de turistas partem de Roma para Caldari di Ortona, em Abruzzo, todos os anos. O objetivo? Visitar a catedral onde estão os restos mortais do discípulo Tomás, segundo o Telegraph. Agora, os turistas vão contam com mais um motivo para a peregrinação: uma fonte de vinho tinto, inaugurada pelos proprietários da vinha Dora Sarchese, pretende saciar a sede dos viajantes que percorrem a famosa rota “Cammino di San Tommaso“.
A “fontana del vino”
A nova “fontana del vino” tem o formato de um barril de aproximadamente três metros de diâmetro. Dentro, há uma torneira para que as pessoas possam recolher todo vinho que quiserem, de forma gratuita e a qualquer hora do dia.

Este projeto foi realizado com ajuda da organização Cammino di San Tommaso, sem fins lucrativos, que mantém a rota de peregrinação. A ideia veio inspirada na Fuente del Vino de Bodegas Irache, disposta ao longo da rota de peregrinação espanhola conhecida como o Caminho de Santiago. A diferença é que, no caso da fonte espanhola, o vinho é pago.
A iniciativa, segundo os criadores da fonte, é uma forma de dar boas vindas aos visitantes. Eles ressaltam, entretanto, que o local não é destinado para “bêbados” ou “arruaceiros”.
Fonte: BZR, ZAP