Pra quem acha que vinho é sinônimo de glamour está muito enganado. Antes de mais nada, vinho é história, amizade, troca de informações e momentos de alegria. No Uruguai, quando conheci o Montevideo Wine Experience – MvD, tive a certeza de que esse meu pensamento ultrapassa fronteiras. E como fico feliz ao me deparar com empresários do ramo, sommeliers e enófilos que pensam assim como eu. No Brasil ou em qualquer parte do mundo.
Situado no famoso Mercado do Porto, na Ciudad Vieja em Montevidéu, o pequeno e aconchegante Montevideo Wine Experience, pode ser chamado carinhosamente de “winebar retrô”. Decorado com pedras, madeiras, pouca iluminação, objetos antigos e um largo balcão de atedimento com banquetas, lembra inicialmente um pub. A gente só se dá conta de estar em um winebar quando percebe que por ali não há outra estrela além do vinho. E, de repente, se depara com vários rótulos brilhando em um antigo armário, todos prontos para serem degustados (nas banquetas ou nas mesinhas distribuídas pelo lugar).
Além disso, ainda há um enorme quadro negro com frases e fotos bem interessantes e descoladas relacionadas ao mundo do vinho. O quadro fica logo à vista de quem entra no bar. Entre elas: “In Wine we Trust”…Amei!
Proposta diferenciada
Como a proposta do MvD é diferenciada (retrô mesmo, eu diria), não espere encontrar por lá enomatics ou afins (aquelas máquinas de cartões pré-pagos para serviço de vinho). O barato da casa é ser servido pelo próprio sommelier numa tábua com três ou cinco taças de vinhos variados, sempre acompanhados de pequenos tira-gostos deliciosos (pães inesquecíveis, queijos uruguaios, salames e presunto cru).
Se o cliente gostar de algum vinho especial, pode comprar ali mesmo pra levar pra casa ou degustá-lo no local. Ah! os preços das “copas” (taças) variam conforme o menu abaixo, ou seja, entre $300 e $750 (valor em peso uruguaio). E os dos vinhos…Bem, estamos falando de Uruguai e não do Brasil!
No Montevideu Wine Experience tem “luxo especial”
O único luxo mesmo fica por conta dos rótulos servidos na casa. Não pelo valor deles em si, pois há vinhos de todos os preços. O que marca é o fato de terem sido criteriosamente selecionados pelo sommelier da casa, Líber Antunez, e pelo especialista em vinhos e dono do local, Nicolás Cappellini. Detalhe: somente vendem vinhos uruguaios. Dos mais conhecidos e conceituados aos de baixíssima produção, e também aqueles destinados a amantes de sabores e aromas mais evoluídos.
O que dá vontade de não sair dali, é que o Montevideo Wine Experience procura oferecer o contato direto com o sommelier e com o dono da casa, estudiosos e apaixonados pelos vinhos do seu país. A filosofia da casa é a de repassar as histórias dos produtores, dos terroirs, dos métodos de fabricação dos vinhos. Segundo o que entendi, eles não querem apenas vender vinhos pontuados (embora também o façam, claro!), mas querem, antes de tudo, mostrar que o Uruguai tem muito mais a oferecer do que vinhos com medalhas.
Sugestão de blogueira
Se a casa estiver muito cheia, sugiro que os enófilos mais curiosos esperem até o bar fechar (algo que não tem muito horário para ocorrer), para trocar uma ideia com mais calma com o “Nico” e/ou com o Líber. Quem sabe num momento desses, será possível até abrir uma nova garrafa de vinho e embalar a conversa desfrutando uma das boas cigarrillas vendidas no local.
Isso, claro, sentado numa banquetinha do lado de fora do bar, na rua fria da cidade. Uma coisa eu garanto: quem fizer isso vai ganhar dois ótimos amigos uruguaios que entendem muuuuito de vinho!
Pratos Gourmet no Montevideo Wine Experience
Para harmonizar com os maravilhosos rótulos vendidos no local,Nico fez parcerias com alguns restaurantes do Mercado, já que não possui cozinha própria. Quando estive por lá, tive a grata felicidade de apreciar alguns vinhos acompanhados de um menu especialmente preparado pelo chef Roberto Conie e seu filho, do restaurante de comida mediterrânea El Mercat Resto Bar.Vejam aí algumas fotos:
No MvD tomei vinhos brancos, rosés, tintos, tive aula com o Nico e com o Líber, comi frutos do mar divinamente bem preparados pela equipe do Es Mercat. O fato é que fiquei menos de uma semana em Montevideu, com uma agenda hiper apertada, mas fui ao Montevideu Wine Experience três vezes! Lugar sensacional que achei a minha cara e super recomendo a quem quer fugir da informalidade, degustar variados vinhos. Além disso, participar de um ambiente democrático (e sem enochatos) e, claro, com ótimas conversas de amigos uruguaios amantes de vinho!
Senderos del Tannat
Aproveito para indicar a empresa Senderos del Tannat para quem quer fazer enoturismo em Montevidéu. Ela é a única de Montevidéu especializada em enoturismo. A empresa está com um site novinho em folha, novos passeios e novas formas de pagamento. Vale uma visita à Senderos del Tannat para conhecer os programas e planos e curtir tranquilo as férias ou o feriado prolongado.
Fotografias: Guilherme Penchel/Tratamento: Claudio Cabrito
Mais informações sobre Enoturismo no Uruguai
Enoturismo no Uruguai: Fiz e amei. Confira as dicas!
Conhecendo as vinícolas do Uruguai: Pizzorno Family Estate
Conhecendo os variados terroirs uruguaios
Conhecendo as vinícolas do Uruguai: Casa Grande Vinos Y Bodegas
Bodega Spinoglio: vinhos, Histório e Enoturismo pertinho de Montevidéu