Um seminário sobre o turismo de vinícolas e degustação de vinhos em Santa Catarina deverá ser realizado no Reino Unido no primeiro trimestre de 2018. A articulação foi iniciada pelo secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, durante um evento de promoção turística realizado na Embaixada do Brasil em Londres (foto) na terça-feira (14).
De acordo com Virmond, algumas marcas de vinhos e espumantes catarinenses já estão sendo comercializadas no Reino Unido, tendo boa aceitação entre os consumidores locais. “Seria uma oportunidade única para o Estado atrair muitos turistas britânicos e, ao mesmo tempo, abrir o mercado mundial para vinhos e espumantes produzidos em Santa Catarina”, projeta. A realização do seminário será discutida em uma reunião do secretário com o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz, em data a ser agendada.
Para a chefe do setor de promoção comercial da Embaixada do Brasil em Londres, Liliam Chagas de Moura, Santa Catarina tem muito potencial para atrair turistas do Reino Unido. Porém, um assunto que preocupa muito os britânicos que consultam a Embaixada, de acordo com ela, é a violência urbana e as diferenças culturais. Os indicadores de violência mais baixos e a cultura mais próxima da europeia na comparação com outros destinos turísticos no Brasil, no entanto, jogam a favor do Estado.
O evento na Embaixada do Brasil em Londres foi organizado em parceria com o escritório brasileiro de turismo da Embratur no Reino Unido e a Visit Brazil Travel Association (Vbrata) para 110 representantes de agências e operadores de turismo, companhias aéreas e imprensa especializada. O foco desta edição foi o turismo de aventura e o ecoturismo, segmentos em que as opções catarinenses também se destacam no cenário nacional.
Fonte: Revista Amanhã