O jornal britânico Daily Mail publicou recentemente uma notícia bem interessante – Um estudo realizado pelo Hospital Universitário da Dinamarca indicou que ingerir vinho pode reduzir morte por Alzheimer.Pela pesquisa, os portadores da doença que mantinham um consumo ‘moderado’ da bebida apresentaram cerca de 77% menos chance de morrer comparado a outros que não tomavam a bebida.
Pesquisa
O estudo acompanhou 321 pessoas com Alzheimer ao longo de três anos. Ao final do tempo de observação, os pesquisadores notaram que 8% dos pacientes não ingeriam bebidas alcoólicas, enquanto 4% bebiam mais de duas unidades por dia. Um a cada seis participantes mantinham um consumo moderado de duas taças por dia. Durante o período, 16,5% dos pacientes participantes morreu. Os pesquisadores concluíram que os pacientes que consumiam mais álcool tinham uma saúde mais saudável, o que aumentaria a expectativa de vida.
Alerta
Apesar dos resultados, um documento divulgado pelos pesquisadores, alertou: “Os resultados do nosso estudo apontam para uma associação entre o consumo moderado de álcool e a mortalidade em pacientes com Alzheimer. No entanto, não podemos encorajar ou não aconselhar o consumo de bebidas alcoólicas por esses pacientes”.