Lote 43: participe do lançamento da safra 2012 em Brasília com Adriano Miolo

Brasília é uma das sete capitais brasileiras escolhidas para receberem o evento de lançamento do Miolo Lote 43 2012. O Wine Dinner que marca o preview do novo vinho acontece no dia 31 de maio, no Bloco C Restaurante. O menu do jantar, desenvolvido exclusivamente para a ocasião, será harmonizado com uma vertical do Miolo Lote 43 (safras 2004, 2005, 2008, 2011 e a nova 2012), possibilitando que os convidados apreciem a evolução do vinho ao longo dos anos.

vin5

Sobre o Lote 43

Considerada uma das melhores dos últimos anos, a safra 2012 finalmente chega ao mercado representada pelo vinho ícone do Grupo Miolo, que homenageia a história da família, já que traz em seu nome a referência ao primeiro e emblemático lote de terra em que o italiano Giuseppe Miolo plantou suas vinhas em 1897, quando chegou ao Brasil: o Lote 43, localizado no Vale dos Vinhedos (RS).

Elaborado somente em safras excepcionais, o Miolo Lote 43 resulta de um blend de uvas Merlot e Cabernet Sauvignon selecionadas por Adriano Miolo, enólogo da família. O vinho chega à sua sétima edição com a safra 2012. Durante 17 anos, foram produzidas somente 7 safras: além desta, as safras produzidas foram 1999, 2002, 2004, 2005, 2008 e 2011.

Adriano Miolo
O enólogo Adriano Miolo fará a apresentação do vinho

No Lote 43, é explorado o conceito francês de ‘cru’, ou seja, um vinhedo especial de onde surge um vinho ícone e singular. A Merlot é a casta que melhor se expressa nesse terroir e a Cabernet Sauvignon é muito mais exigente em alcançar sua maturação ideal. Dependendo do ano, do clima mais temperado e seco, com mais horas de sol, há condições favoráveis para a produção deste vinho. Somente nesses anos é elaborado o Miolo Lote 43.

 “O primeiro Lote 43 foi produzido em 1999. Desde então, houve uma grande evolução na qualidade dos vinhedos, nos processos de elaboração e de envelhecimento. O Lote 43 pode ser considerado a verdadeira testemunha da evolução da qualidade dos vinhos da Miolo e da vitivinicultura brasileira”, afirma Adriano Miolo.

 O vinho possui a certificação D.O. Vale dos Vinhedos, primeira região do Brasil a receber o selo de Denominação de Origem. A sua regulamentação estabelece que toda a produção de uvas e a elaboração dos vinhos sejam realizadas na região delimitada do Vale dos Vinhedos sob rigorosas regras técnicas, elevados padrões de qualidade e precisa avaliação sensorial de todos os vinhos.

lote2012
Lote 43 safra 2012 – lançamento

Serviço

Wine Dinner Miolo Lote 43 safra 2012 – Brasília

Dia 31 de maio, às 20 horas

Local – Bloco C Restaurante – SCLS 211, Bloco C, Loja 17 – Brasília – DF

Valor do convite: R$ 250,00

Informações e reservas: (61) 3363-3062

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Atrações WOW para férias em julho

Se você está planejando suas férias em Portugal neste mês de julho, uma visita ao…

Enólogo da Argento Apresenta Vinhos no Brasil

Nesta semana, o renomado enólogo argentino Juan Pablo Murgia, responsável pelos vinhos da Bodega Argento,…

Linha Carmen Reserva Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México,…

ORO, as adegas que conquistaram os brasilienses

Ter uma boa adega em um restaurante é indispensável. Não dá para caprichar na cozinha…