Pernambuco ganhará instituto para pesquisa de uvas e vinhos em regiões quentes

Vale do São Francisco
Vinícola Santa Maria, localizada no Vale do São Francisco (PE)

Devido ao aquecimento global, cada vez mais vinícolas estão sendo prejudicadas pelo aumento na temperatura em locais onde o frio se faz necessário. Visando resolver este problema, mais de 30 pesquisadores de instituições como  Embrapa, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Instituto Federal se uniram para atuar no Instituto de Pesquisa Avançada da Uva e do Vinho Tropical (IVT).  O instituto funcionará em Lagoa Grande, sertão de Pernambuco, a partir deste mês, com o objetivo de efetuar pesquisas sobre as produções de uvas e vinhos em regiões de temperaturas mais elevadas e tornar-se referência mundial na área.

Em uma primeira fase o projeto será mantido por meio de um convênio entre a Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), a Prefeitura de Lagoa Grande e o governo do Estado. Depois, o instituto ficará autônomo e irá se manter através de novos convênios e editais. Outra fonte de renda que financiará o instituto  serão as pesquisas solicitadas sob demanda por outras empresas.

Compartilhando tecnologia – O instituto deverá receber pesquisadores internacionais para compartilhar tecnologia e beneficiar outras áreas produtoras do mundo que estão sofrendo com a elevação de temperatura por causa do aquecimento global. O IVT irá contar com palestras, oficinas, eventos e cursos profissionalizantes na área da uva e do vinho. E  para o mês de agosto, já estão previstos oito cursos voltados para a área de produção de vinhos,  uva,  além de enoturismo.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Taypá lança menu de Carnaval com petiscos e drinques

Quem quiser aproveitar o feriado com boa comida pode saborear o menu especial no almoço…

Rio Open 2025: Espumante Sabina Extra Brut será destaque no pódio do evento

O espumante Sabina Extra Brut será o destaque no pódio do Rio Open. Para celebrar…

Paixão a primeira taça pelo Cerasuolo di Vittoria 2015 Gulfi

Alguns vinhos nos conquistam à primeira taça, e o com o Cerasuolo di Vittoria 2015…

Mané Mercado participa do festival Restaurant Week

Complexo gastronômico reúne 15 restaurantes para o festival, aberto até 16 de março Já pensou…