Notas de Vinho por Etienne Carvalho – Ed. 15

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho semanalmente nesta coluna. Todas as terças-feiras no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.

Nova Diretoria ABSDF 2023-2026

No dia 16 de setembro foi eleita a nova diretoria da ABS-DF para o triênio 2023- 2023. Continuam como presidente, Sérgio Pires, e como vice-presidente Claudia Oliveira. A novidade é a criação da Diretoria de Enogastronomia e Enoturismo para fortalecer os projetos relativos a jantares harmonizados e viagens temáticas, para a qual foi eleita Mara Flora. Ao time anterior que inclui Juan Verdesio, Rudinei dos Santos, Valter Teles, Alessandra Mendonça, Cyro Torres e Antônio Kowalski se juntam Luiz Fernando Brito (sommelier Wine’s life) como novo Diretor de Eventos e Rogério Campos (sommelier Vinhedo Lacustre) como Tesoureiro. O Presidente destacou na Assembleia as inúmeras conquistas da ABS-DF nos últimos anos e frisou que “como o primeiro triênio foi de reestruturação e fomos surpreendidos pela pandemia achei que fosse viável continuar para finalizar os projetos. Não pretendo continuar depois. Sou a favor da renovação”, afirmou Sérgio Pires ao tomar posse.

Ouriço no Iate

O restaurante Ouriço está agora também no Iate Clube de Brasília em um espaço amplo e bem aconchegante. Há um mês e meio o restaurante está funcionando em esquema soft open. O chef Tiago Paraíso promete repetir no local o sucesso da casa da 405 Sul – mantendo o mesmo menu nas duas casas. Casquinha de siri, ostras frescas, pratos com polvo e também as moquecas continuam sendo as grandes atrações. A carta de vinhos do local ainda está sendo elaborada e promete vir com novidades. O restaurante funciona às terças no almoço e de quarta a sexta no almoço e jantar. Sábados e domingos a casa abre exclusivamente para atender os sócios do Iate Clube. @ouricorestaurante.

Madeira Wine Educator

Claudia Oliveira, vice-presidente ABS-DF e DipWset, é uma das poucas pessoas do Brasil com o título Madeira Wine Educator. Ela foi escolhida entre dezenas de candidatos de todo o mundo pelo IVBAM (Instituto do Vinho e do Bordado da Ilha da Madeira) para participar de uma semana de imersão na Ilha da Madeira, para estudar os vinhos da região. O curso contou com alunos da Holanda, Singapura, EUA, Japão, França, Hong Kong. Claudia foi a única representante do Brasil. Além de aulas no IVBAM, houve visitas técnicas em institutos de pesquisa da ilha e visita nas instalações dos produtores de Vinho Madeira. “Em breve, teremos curso sobre estes históricos vinhos fortificados em Brasília” afirma a sommeliere.

Claudia Oliveira – Madeira Wine Educator

Vinhos e Charutos

No pŕóximo dia 27 de setembro, haverá o lançamento especial do Sauvignon Blanc 2022 produzido no DF pela Marchese, sócia da Vinícola Brasília. O evento acontecerá na sede do Instituto Todde, no Lago Norte, quando também acontecerá a V edição do Sarau Arte que te Faz Bem. Na ocasião também serão harmonizados charutos da Puro World Club com vinhos tintos da linha Terroirs do Brasil Marchese produzidos no Sul do País.  O evento será restrito a convidados.

Master of Wine Português

Tiago Macena é o primeiro português a passar no exame prático final de acesso ao Master of Wine, o mais desejado título da área de vinho no mundo inteiro. O exame prático é a parte mais difícil do curso tendo em conta que cada aluno é confrontado com questões muito detalhadas sobre qualquer região vitivinícola de todo o mundo. Tiago é enólogo e integra o projeto “No Rules Wines” (Vinho sem Regras) no Dão. Falante de Língua Portuguesa até então com o.título.de Master of Wine, era apenas o brasileiro Dirceu Viana Júnior.
Parabéns, Tiago! Conquista Merecida.

,

Tiago Macena – Master of Wine de Portugal

Ovo de Concreto Brasileiro

É da Serra Gaúcha a primeira empresa do Sul do Brasil a produzir tanques de concreto em formato oval e em esfera para a indústria vinícola. A UOVO (ovo em italiano) nasce em Bento Gonçalves com a proposta de ser uma alternativa para empreendimentos do setor que buscam processos de elaboração especiais, com os benefícios que o formato e o material utilizado na fabricação proporcionam à bebida. A nova empresa carrega a experiência de 44 anos da Concresul e de 20 anos da Acor Tintas e Revestimentos. Essas empresas são referências em serviços como britagem, central dosadora de concreto, pavimentação asfáltica, argamassa pronta, tintas prediais e industriais e massas niveladoras. Novidade poderá ser conhecida na ProWine, em outubro, em São Paulo.

Sócios Pedro Antônio Reginato, Paula Grazia Reginato e Adelar Silvestro unem as experiências em concreto e com tintas minerais para dar vida à UOVO

 

Quem escreve – Etiene Carvalho (jornalista especialista em vinhos, WSet 3, sommelier pela ABSRS e Fisar, diretora e professora da ABS-DF, sommelier de charutos, embaixadora da Puro World Club)

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…