Notas de Vinho por Etienne Carvalho – Ed. 14

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho semanalmente nesta coluna. Todas as terças-feiras no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.

Branco Brasiliero com mais polifenóis e resveratrol

Durante a feira  Wine South America que está acontecendo em Bento Gonçalves (RS), haverá o  lançamento pela Adega Chesini (Farroupilha – RS) do Lorena Ativa, um vinho branco com maior quantidade de compostos benéficos à saúde, como polifenóis e resveratrol e que é resultado de uma técnica desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho.  O vinho Lorena ativa apresenta compostos bioativos, como polifenóis, em quantidade de 3 a 4 vezes superior aos vinhos brancos convencionais devido a um protocolo especial de vinificação. O pacote tecnológico repassado pela Embrapa à Adega Chesini está à disposição de outras vinícolas ou produtores pelo telefone: (54) 3455-8082.

Pop Wine Brasil

A Pop Wine Brasil é uma loja virtual de vinhos do DF, liderada por Wilton Oliveira, é especializada na comercialização de vinhos brasileiros de qualidade. Rótulos de todos os cantos do país podem ser encontrados no site da empresa. A grande dica são os espumantes maravilhosos feitos pelo enólogo Adolfo Lona no sul do Brasil que são vendidos no site a partir de R$83,90.

Wilton Oliveira – Pop Wine Brasil

Vinho e Charuto na segunda edição da Wine & Farm 

O evento Wine & Farm, que combina feira e festival de vinhos, terá uma nova edição nos dias 15 e 16 de setembro (sexta e sábado desta semana) das 17h às 23h e promete repetir o sucesso da primeira edição.  O festival acontecerá no jardim da Small Farm, Costelaria Gaúcha, próximo à ponte JK, com mais de 80 rótulos de vinho. A grande novidade desta edição será a participação da Puro World Club, clube de assinatura de charutos que oferecerá aos participantes uma excelente oportunidade de harmonizar puros de qualidade com os bons rótulos servidos na feira. Os ingressos estão à venda no Sympla.

3ª Ed. Dia do Vinho Ticiana Werner – Sold Out

Os ingressos para a terceira edição do dia do vinho por Ticiana Werner mal foram colocados à venda e em menos de 24 horas se esgotaram. O evento acontece no próximo dia 25 de setembro, das 19h às 23h30 no restaurante da 201 Sul. Quem teve a oportunidade de adquirir o irá desfrutar de uma seleção de 60 rótulos de vinhos da importadora Del Maipo, além de um buffet de antepastos e risotos. O evento também contará com música ao vivo. Parabéns Ticiana, a rápida venda dos ingressos comprova a qualidade do evento!

Vinho por Guilherme Lobão

Degusta é a nova seção do blog Garfo do Crítico do jornalista enogastronômico Guilherme Lobão.  A coluna é dedicada ao fomento e à reflexão acerca de vinhos. Na Degusta deste mês, foram avaliados três rótulos brasileiros. Um deles é representativo da Serra Gaúcha, a região mais tradicional da produção de vinho no Brasil, enquanto os outros dois vêm de um terroir mais recente, ainda sendo explorado, localizado no Planalto Central, nas regiões de Brasília e do Entorno do Distrito Federal, que ganhou destaque pelo seu terroir jovem, complexo e surpreendente. Confira aqui.

 

Rodízio de Vinhos   Rota do Vinho

Dica de rodízio de vinhos com bom custo x benefício em Brasília é o da Rota do Vinho (410 Sul). O wine bar comandado por Marcos Rachelle, oferece uma seleção de nove rótulos ao preço de R$99 por pessoa às terças e aos sábados das 19h às 22h.  Neste sábado, dia 16 de setembro, haverá na casa a banda de jazz Marcel Carvalho Trio. Imperdível!

Cursos de Cerveja e de Cachaça pela ABS-DF

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABSDF) além de cursos voltados para o vinho também oferece oportunidade de aprender sobre outras importantes bebidas. Neste mês estão abertas as inscrições para cursos de cachaça e cerveja. O de cachaça será ministrado pela sommelier convidada Andréia Gerk e acontecerá de 18 a 22 de setembro. Já o de cerveja será ministrado pela especialista e também sommelier convidada Bárbara Soares de 25 a 29 de sembro.. Informações e Inscrições pelo site

 

Quem escreve – Etiene Carvalho (jornalista especialista em vinhos, WSet 3, sommelier pela ABSRS e Fisar, diretora e professora da ABS-DF, sommelier de charutos, embaixadora da Puro World Club)

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…