Confira as principais novidades do Mundo do Vinho semanalmente nesta coluna. Todas as terças-feiras no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.
Concurso de Vinhos do Cerrado
Pela primeira vez no Brasil, haverá um concurso de vinhos do Cerrado. O evento irá acontecer durante o I Wine Jazz Piri, que ocorre no Largo da Matriz em Pirenópolis-GO de 23 a 25 de junho. O concurso, que está sendo chamado de “avaliação” pelos organizadores, terá a participação de sete jurados, que irão analisar e classificar os vinhos às cegas. Para participar os produtores de vinho do Distrito Federal e de Goiás poderão entregar suas amostras no dia 23 de junho, às 14h, no Salão Paroquial, onde acontece a Feira de Vinhos. Abaixo a lista dos jurados do evento
– Marcelo Copello – Jornalista especialista em vinhos e responsável pela condução da avaliação
– Breno Faria – DipWSET4 e Sommelier Associação Brasileira de Sommeliers (ABS)
– Etiene Carvalho – Jornalista especialista em vinhos e diretora da ABS-DF
– Guillermo César – Escritor argentino e especialista em vinhos
– Letticiae Bittencourt – Sommelier e Presidente da ABS-GO
– Marcos Vian – Enólogo e Consultor em Viticultura
– Sérgio Pires – Sommelier e Presidente da ABS-DF
Mais informações @winejazzpiri
Wine C ganha rótulo próprio
A Wine C, braço da importadora Del Maipo, terá um rótulo de vinho próprio que será lançado e comercializado a partir do próximo mês. A ideia de ter o vinho exclusivo foi de Lara Torres, founder da Wine C. O rótulo será – nada mais nada menos – um Brunello de Montalcino, produzido pela renomada vinícola italiana Sensi. Além do comércio de vinhos, a Wine C se destaca por promover cursos, workshops, degustações e consultorias na área de enogastronomia.
I Vinho no Barco em Brasília
Vai acontecer em Brasília, no dia 24 de junho, o “I Vinho no Barco” a bordo da sofisticada embarcação Diamond. A ideia do evento é do sommelier Frederico Castro e promete ser sucesso com rótulos exclusivos e direito a pôr do sol no Lago Paranoá. O evento está tão cobiçado que já tem gente plagiando a ideia com o argumento de que “o que é bom tem que ser copiado”. Mais informações sobre o I Vinho no Barco – @vinhonobarco.
Que tal um Blend de Sur Lies?
Sur Lie é um espumante que não passou pelo processo de dégorgement e continua com as leveduras dentro da garrafa mesmo após o término da segunda fermentação. Para os amantes desse tipo de espumante, a dica é o “Kit Sur Lie 12 e 84” da Gazarro com dois espumantes 100% Chardonnay que maturaram em cave por tempos distintos – 12 e 84 meses. Além de poder comparar a evolução de ambos, o consumidor pode mesclar as bebidas e fazer um blend para apreciar um terceiro sabor. Experiência bem interessante, diga-se de passagem. O produto que vem de Flores da Cunha-RS, é distribuído em Brasília com exclusividade pelo Chef Arnaldo Miziara Jr. (@arnaldoenogastronomia) e custa R$199.
Wine Farm – uma Feira de Vinhos diferente
A Costelaria Gaúcha será palco de um modelo muito especial de Feira de Vinhos – a Wine Farm. Idealizada pela jornalista enogastronômica Adriana Nasser, o evento seguirá um modelo muito conhecido no Rio e em São Paulo. O ingresso do evento custará cerca de R$40,00 e dará direito a uma taça, além da primeira dose de vinho. No local, cada expositor venderá seus vinhos para o público. O evento está programado para acontecer no dia 22 de julho das 17h às 23h. Mais informações @70mil.
Vinitaly Express
A Vinitaly, Feira Internacional de Vinhos e Destilados, é o evento mais importante para o setor vitivinícola na Itália e um dos mais importantes do mundo. A próxima edição já tem data marcada – acontece de 14 a 17 de abril em Verona. Bastante antenado, Antonello Monardo, especialista em viagens enogastronômicas para a Itália, lançou um tour de 4 dias para levar os interessados ao evento. O roteiro especial inclui hospedagem no maravilhoso Lago de Garda, ingressos para a Feira e encontros exclusivos com produtores locais parceiros de Antonello. Pra quem quiser esticar a viagem, haverá a possibilidade de fazer um segundo tour até a Toscana, com direito a castelo e caça ao tartufo, além de muito vinho bom! Mais informações @monardooficial ou www.monardo.com.br
Debandada Chinesa em Bordeaux
Muitos dos chineses que adquiriram chateaux em Bordeaux estão abandonando a região vinícola desde o ano passado e vendendo as propriedades por valores abaixo do mercado para os próprios franceses. A conversa entre os produtores bordaleses aos quais tive acesso é que os investidores chineses desconheciam que além do status, há por trás de um château também muito trabalho, tradição e responsabilidade.