Notas de Vinho por Etienne Carvalho – Ed.25

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho semanalmente nesta coluna.

Terras Lusas

Uma seleção exclusiva dos vinhos “Terras Lusas” produzidos pela premiada Adega de Redondo, uma das principais cooperativas vinícolas de Portugal, agora está disponível em todas as lojas Dia a Dia. Os vinhos foram criados especialmente para o mercado brasileiro: são aromáticos, gastronômicos e com rótulos bem atraentes, desenhados com figuras portuguesas mundialmente reconhecidas. Esses vinhos são importados diretamente pelo Dia a Dia e, por isso, apresentam excelente relação preço x qualidade.

Fim de Ano ABSDF

A diretora de Enogastronomia e Enoturismo da ABSDF, Mara Flora, e o conselheiro fiscal Silvado Pires (Gambar) abriram as portas da residência no Lago Norte, em 3 de dezembro, para realizarem a confraternização de fim de ano dos dirigentes da Associação. O menu do evento foi tipicamente gaúcho e goiano e contou com arroz carreteiro, vinagrete de manga, arroz com pequi de quintal e asinha de frango crocante. Tudo carinhosamente preparado pelos anfitriões. Entre os presentes, o presidente da ABSDF Sérgio Pires e a vice-presidente Claudia Oliveira. No próximo dia 09, a ABSDF irá promover um jantar de confraternização com alunos e ex-alunos. O evento vai acontecer na Vinícola Lacustre, localizada no Lago Norte.

6 anos de Amigas do Vinho Águas Claras

Dia primeiro de dezembro  foi comemorado o sexto aniversário da Confraria Amigas do Vinho, Seção Águas Claras-DF. As confreiras se juntaram no Empório Árabe para brindar a data junto com a presidente da instituição Sandra Guimarães. Representando as Amigas do Vinho da Seção Brasília, estava a vice-presidente Ana Maria de Castro.

Melhor espumante da América Latina 

O Espumante Acordes Extra Brut da gaúcha Cooperativa Vinícola Garibaldi conquistou a medalha ‘Gran Oro’ no 28º Catad’Or World Wine Awards, e foi o melhor espumante do concurso. Elaborado pelo Método Tradicional, com uvas Chardonnay e Pinot Noir, o produto destaca-se pela complexidade, elegância e fineza, após amadurecer 24 meses em caves.

Vinhas Velhas

A Confraria Vinhas Velhas, formada por sommeliers de renomados restaurantes e lojas de Brasília, se reuniu no dia 04.12 no Clube da Justiça Federal (Centrejufe) no Setor de Clubes Sul de Brasília para comemorar a chegada do fim do ano e as conquistas de 2023 com um animado churrasco. O cantor Kadu animou a tarde com muito modão sertanejo. O evento foi regado a ótimos vinhos do Velho e do Novo Mundo e, claro, a charutos de qualidade.

Novas datas eventos ABE

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) definiu as datas de dois importantes eventos para o próximo ano. O 12º Brazil Wine Challenge, único concurso internacional de vinhos do Brasil com a chancela da OIV, ocorrerá de 4 a 7 de junho. Já a 32ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2024 foi antecipada para 19 de outubro, considerando o Feriado de Finados, o segundo turno das eleições em outubro e a agenda do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Vinícola baiana com novidades

A vinícola UVVA, na Chapada Diamantina – BA, apresenta três novidades em seu portfólio. O Extra Brut 2019, feito com Chardonnay e Pinot Noir pelo método clássico e 24 meses de autólise. O Nature 2020, com 60% de Pinot Noir e 40% de Chardonnay, bem fresco. E o vinho tranquilo Chardonnay 2022, bem jovem com acidez vibrante, toque salgado e boa persistência. Esses lançamentos ampliam o catálogo da UVVA, que agora conta com doze rótulos, incluindo cinco da linha Microlote.

Novo hotel no Vale dos Vinhedos

O Boulevard Convention Vale dos Vinhedos acaba de iniciar suas atividades em soft opening. Operado pela Prime Hotelaria, o empreendimento, sob a bandeira Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs está localizado entre Garibaldi-RS e Bento Gonçalves-RS. Com investimento de mais de R$ 100 milhões, o complexo oferece infraestrutura completa e destaca-se por ter o maior complexo de eventos do Sul do Brasil. O Boulevard inclui restaurantes, wine bar, lojas, capela ecumênica e Centro de Eventos para mais de 5 mil pessoas.

Touriga Nacional Catarinense é premiado

A vinícola catarinense Quinta da Neve foi destaque no Mondial des Vins Extrêmes 2023, premiação realizada no Valle d’Aosta (Itália), que conta com a participação de degustadores de todo o mundo, como enólogos e jornalistas especializados. A vinícola recebeu a maior pontuação do concurso, o Gran Prêmio Cervim 2023, pelo Touriga Nacional 2022.

Notas de Vinho por  Etiene Carvalho – Todas as terças-feiras no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…