CNA: Prêmio Brasil Artesanal de Vinhos e Espumantes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) revelou na quinta-feira (7) os premiados do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023, reconhecendo os melhores vinhos e espumantes em quatro categorias: branco, tinto, moscatel e espumante método charmat ou tradicional. A cerimônia ocorreu no restaurante Trattoria Mamma Gema, no Complexo Villa Michellon, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

O evento, realizado em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF), premiou produtores notáveis em cada categoria.

Na categoria de vinho tinto, Ronaldo Cirilo Triacca, da Vinícola Triacca, conquistou o primeiro lugar com o vinho Seu Claudino Syrah, Paranoá (DF). Na categoria vinho branco, Cátia Regina Biatto, da Vinícola Brocardo Betiatto, ficou em primeiro lugar com o vinho Chardonnay – Linha Brocardo, Francisco Beltrão (PR). Allana Cappelli Decarli, da Vinícola Della Mastela, ganhou na categoria Espumante Moscatel com o Moscatel Espumante Branco, Bento Gonçalves (RS).

Dirceu Pasquali, da Vinícola Paquali, foi o grande vencedor na categoria Espumante método charmat ou tradicional, com o espumante Demi-Sec. Os cinco melhores em cada categoria receberam certificados e prêmios em dinheiro, enquanto os três primeiros colocados ganharam troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Vinhos e Espumantes.

Para mais detalhes sobre os vencedores, você pode conferir a lista completa no site do Sistema CNA/Senar. O Prêmio CNA Brasil Artesanal é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, visando reconhecer e valorizar os pequenos e médios produtores rurais, promovendo a profissionalização da atividade e a agregação de valor aos alimentos artesanais produzidos. A CNA realiza esse prêmio desde 2019, abrangendo diversas categorias, como chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria e azeites.

Enólogo Carlos Sanabria
Enólogo Carlos Sanabria
 2° Melhor Vinho do Brasil do Rio Grande do Sul

O enólogo Carlos Sanabria, da Sanabria Vinhos ficou em 2° lugar no Melhor Vinho do Brasil com o Vinho Tinto – Onde Anda Você Gran Reserva produzido no Rio Grande do Sul. Ele é enólogo gaúcho, mas tem atuação em Brasília-DF.

Conheça o Júri técnico

Aline Mabel: Engenheira Agrônoma, doutora em Viticultura, Consultora do Grupo Vitácea Brasil.

André Larentis: Enólogo, Diretor Associação Brasileira de Enologia (ABE)

André Luiz Kulkamp de Souza – Eng. Agronômo, Doutor em Agronomia e pesquisador da Epagri

Claudia Oliveira: Sommelier, DipWSET, vice-presidente e professora da Associação Brasileira de Sommeliers – DF (ABSDF)

Daniel de Siqueira: Enólogo, WSET3, Doutorando em Biotecnologia, Diretor ABE.

Etiene Carvalho: Jornalista especialista em vinhos, WSet3, Diretora e professora da ABS-DF.

Gilberto Pedrucci: Enólogo, Diretor Executivo Sindivinho -RS, Membro da Câmara Setorial da Viticultura Vinhos e Derivados, Membro do Conselho da ABE.

Júlio César Kunz: Sommelier, Engenheiro de Alimentos, mestre em negócios do vinho pela OIV, presidente da ABS-RS.

Ligia Peçanha: Bióloga, DipWSET, Professora da ABS-Rio e da Enocultura (SP).

Lucas Bueno do Amaral: Enólogo, Mestre em ciências, Pesquisador e Enólogo responsável – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

Mara Flora: Diretora de Enogastronomia e Enoturismo da ABS-DF, Presidente da Associação de Enoturismo do Cerrado, Mestra em Turismo Rural e em Planejamento e Gestão Ambiental.

Mario Lucas Ieggli: Enólogo Consultor, vice-presidente ABE.

Rachel Nariyoshi:  Mestre em Educação, Sommelier, Membro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Viticultura, Vinhos e Derivados, Professora de Vinhos e Gastronomia.

Rodrigo Sucena – Sommelier e produtor de vinhos da Ercoara e Vinícola Brasília

Sérgio Pires: Sommelier, Presidente da ABS-DF.

Vinícius Caliari: Químico Industrial, Mestre em química orgânica, Doutor em química e bioquímica de alimentos, pesquisador em Enologia Epagri Estação Experimental de Videira, Coordenador Câmara Setorial da Uva e do Vinho de SC.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Açougue do Berg na 1ª edição do Casamento Comunitário de 2024

O restaurante Açougue do Berg, localizado na entrada da Asbac, preparou cinco jantares para presentear…

Documentário: Como Apreciar Vinhos estreia no Sabor & Arte

No sábado, dia 27, o Sabor & Arte apresentou o documentário inédito “Ensinando Como Apreciar…

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…